Livre-se do U3 de uma vez por todas

L

Pendrives equipados com a tecnologia “U3” pareciam ser a grande promessa para 2006. Basicamente, são pendrives comuns equipados com software (o U3 Launchpad) que permite proteger arquivos com senha, executar programas diretamente do drive e afins. Infelizmente, o programinha é, com o perdão da expressão, um pé no saco.

O pendrive aparece para o sistema como dois “discos”, um disco USB (F:) e um “CD de áudio” com apenas uma trilha (G:).  A primeira encheção de saco é o iTunes, Windows Media Player ou software que o valha sempre querer abrir para “tocar” esse CD de áudio. OK, dá pra desabilitar o autorun, mas aí­ você perde esse recurso para os CDs legí­timos de sua coleção.

A segunda encheção é o U3 Launchpad, que tenta rodar automaticamente sempre que o drive é plugado ao micro. No Vista isso gera um aviso do Windows Defender. No meu notebook com XP, quem reclama é o Kaspersky. Ambos acham que o Launchpad é um spyware ou malware do tipo “hidden install” e bloqueiam a execução.

Só isso já era o suficiente para me fazer ter vontade de me livrar do U3 e transformar meu pendrive “inteligente” de volta em um pendrive “conveniente”. Mas como? Com um utilitário que a própria U3 oferece, mas por razões óbvias não divulga. Faça backup de todos os dados importantes no pendrive (ele será formatado), rode o programinha e… pronto! Problema resolvido!

E se, por acaso, depois disso você tiver uma vontade incontrolável de rodar programas a partir do pendrive, experimente as PortableApps. Software Open Source, de qualidade, preparado pra rodar em um pendrive sem encheção de saco. Tem até um conjunto com suí­te Office completa que cabe em um drive de 512 MB!

Sobre o autor

Rafael Rigues

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos