ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: littleBits KORG Synth Kit

Fabricante de instrumentos musicais colabora com a littleBits para criar um sintetizador analógico tão fácil de montar quanto um brinquedo de Lego.

A littleBits é uma startup fundada em 2011 em Nova Iorque que criou um fascinante brinquedo homônimo é formado por pequenos módulos/bloquinhos eletrônicos — os chamados Módulos “Bits — que se unem por meio de conectores magnéticos, permitindo assim que qualquer criança ou adulto seja capaz de criar circuitos eletrônicos básicos ou projetos caseiros até que bem criativos no melhor estilo “faça você mesmo” em segundos com a mesma facilidade de um brinquedo de Lego.

little_bits_escova2

Concebido no legendário Media Lab do MIT — local onde também nasceu o bloco programável do Lego Mindstorms — uma das grandes sacadas desse sistema é que como os polos iguais dos imãs se repelem, isso impede que os módulos sejam encaixados de maneira invertida evitando assim possíveis curtos e/ou erros no circuito. Outra característica ainda mais relevante é que o design desses bloquinhos é Open Source ou seja, a littleBits permite que qualquer um replique ou mesmo crie novos módulos e compartilhe-os com a comunidade de usuários, criando assim um círculo virtuoso que permite que mais pessoas tenham acesso ao produto e uma biblioteca de módulos cada vez mais rica.

little_bits_modules

Abaixo, um pequeno vídeo do TED onde  Ayah Bdeir fundadora da littleBits apresenta seu produto e como ele foi concebido:

Os Bits Modules podem ser adquiridos individualmente, na forma de kits exploratórios, booster packs e mais recentemente, kits temáticos com destaque para o novo littleBits KORG Synth Kit que — como o próprio nome sugere — é um produto criado em parceria com a japonesa KORG que reproduz o típico som analógico dos sintetizadores dos anos 1970, época em que o som dos instrumentos não vinham pré-programados de fábrica, e sim feitos quase que artesanalmente manipulando sinais analógicos gerados por osciladores que passavam por diversos filtros de efeito que geravam o chamado “envelope de som” que, depois, era transformado em melodias por meio de um teclado de piano.

Korg_Sinth_kit2

O Synth Kit é formado por 12 módulos Bits, o que inclui dois módulos osciladores, diversos filtros de efeitos, um micro-sequenciador, mixer, gerador de envelope, mini teclado e outras miudezas como fonte de energia, alto-falante, etc. Aparentemente, ele foi  inspirado no KORG MS-20 um legendário sintetizador analógico monofônico citado no site do produto:

Korg_Sinth_diagram

E como é a experiência de brincar com esse kit? O manual desse produto está disponível on-line, assim como um video produzido pela própria littleBits:

Interessante notar que com um pouco de imaginação esse kit pode ser utilizado das maneiras mais criativas e inusitadas. De fato a empresa sugere dois projetos bem curiosos — o Keytar

… e o Synth Spin Table:

Para aqueles interessador em liberar o seu lado Kraftwerk, o kit já está em pré-venda no site da littleBits pela bagatela de US$ 153. Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Já que estamos falando em sintetizadores analógicos dos anos 1970, vale a pena citar que no início deste ano a KORG lançou o MS-20 Mini

Korg_MS20_mini

…uma versão compacta do seu famoso sintetizador de mesmo nome lançado em 1978 (a direita) porém com algumas modernagens como uma porta MIDI IN e uma porta USB (MIDI IN/OUT).

Korg_MS20_compared

O preço sugerido do mini é US$ 599 e pode ser adquirido no site da empresa.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.