Lion: conheça o “Guest User” (ou quando o Mac vira Chromebook)

L

Depois de atualizar o MacBook Pro para a versão 10.7.2 do Mac OS X Lion para poder instalar o upgrade no iPad (para o iOS 5), notei que a tela principal de login passou a exibir um ícone “Guest User”.

Ahn? Eu não quero ninguém mexendo aqui, como assim?

Fato é que, sem alarde, a atualização do Lion criou um tipo de “ChromeBook“, ou melhor, “SafariBook“, na minha máquina: uma conta de usuário apenas com o navegador Safari, sem acesso a disco ou qualquer outro aplicativo do disco rígido. Em tempos de iCloud, tem lógica.

Escolhi essa opção, passei pela clássica tela da maçã…

E caí nessa tela inicial aqui: “Guest Login Information”. Na prática, pede pra conectar a uma rede (com ou sem fios) e…é só sair navegando.

Nada de opções adicionais no menu Apple. Só o básico. E, para sair, basta dar restart, shut down ou apenas encerrar o Safari.

E, como prometido, zero informação no desktop.

E é só o Safari mesmo – incluindo o modo Reader.

O mais estranho de tudo? O MacBook Air, com o mesmo Mac OS X 10.7.2, não mostra essa opção (talvez porque não habilitei nada de iCloud nele). Vou fuçar mais e atualizo aqui depois.]

Update 23h05: o recurso tem lógica de existir, mas não é para compartilhar a web necessariamente com seus amigos sem deixar rastros: tem a ver com o iCloud sim, mas com o recurso Voltar ao Meu Mac, explica o pessoal do Ars Technica – se roubarem/furtarem seu Mac, uma conta amiga aberta ajuda a localizar a máquina. E ao acessar o Gmail, por exemplo, o Safari lê um pen drive USB para enviar arquivos em anexo.

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos