ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Linux no Playstation 3 – com instruções!

Foi rápido! Já surgiu na Internet um ví­deo de um usuário que rodou o Fedora Core 5 no Playstation 3. Interessante notar que na própria tela de configuração do console existe um item Operating System, com as opções PS3 e Other OS. O ví­deo mostra o boot do sistema e um tour rápido pela interface gráfica (Gnome, como no Fedora no PC).

UPDATE! – Além do ví­deo, já surgiram instruções de como instalar o Linux no seu PS3. Basicamente, você precisa de um DVD de instalação do Fedora Core 5 e duas ferramentas lançadas gratuitamente pela Sony no site Open Platform for PLAYSTATION 3: o PS3 Linux Addon CD e o OtherOS Installer. No fim das contas, o sistema operacional roda como se estivesse em uma máquina PowerPC qualquer. Quanto tempo demora até começarem a surgir distros especializadas, que tirem o máximo proveito dos recursos da máquina?

E curiosidade… alguém aqui lembra do Mac-On-Linux, que permite rodar o Mac OS X a toda velocidade em uma “máquina virtual” dentro do Linux em computadores PowerPC? Pois é, será que ele roda no PS3? Hmmmm… preciso testar, alguém tem um PS3 cobaia disponí­vel?

  • A CPU do PS3 é um Cell da IBM, processador de 9 cores, como comentei em outro post no seu blog.

    Qualquer Linux roda nele como se rodasse numa outra plataforma Power qualquer, como o System i e System p da IBM ou os iMacs de antes da era Intel.

    Só que ele roda só num dos cores. O problema são esses outros 8 cores. Para usa-los, o programador tem que lançar mão de outros paradigmas de programação, reajustar seus loops, etc. Nenhum bicho de 7 cabeças. Pode-se usar também um simulador de Cell e outras ferramentas e compiladores para criar aplicações que usam efetivamente os 9 cores.

  • metal

    num quero um computador eu quero e um video game , mas q viadagem e essa, se for rodar sistemas operacionais nos games e mais barato fazer logo computadores diferentes só pra jogos

  • trbecker

    Ignorante. Video-games são computadores com uso especializado.

  • Olá “metal”! Concordo que é uma viagem, mas uma viagem espectacular! Lembre-se que a Playstation 3 é cerca de 30 vezes mais potente do que um PC médio. Se conseguirmos rodar o Linux na PS3 tomando partido dos 9 núcleos do processador disponíveis, iremos ver muita gente a comprar uma PS3 como computador de secretária para todo o tipo de tarefas de alto desempenho. Imagine uma estação gráfica dessa potência, ou até um servidor web, ou eventualmente para servir dezenas ou centenas de jogos! A necessidade de poder de computação não para nunca e todos nós concordamos que é sempre melhor ter uma máquina de jogos que também é um computador de trabalho, ou para criatividade, do que uma máquina de jogos apenas!
    Já é possível neste momento tirar partido da consola para ajudar na busca da cura do cancro. E a contribuição das PS3 já é maior que a das outras plataformas.
    Veja:
    1. Sony alia capacidades da PlayStation 3 à investigação científica:
    http://tek.sapo.pt/4K0/729272.html
    2. A Sony estuda hipótese de vir a dar incentivos a utilizadores da PS3 para integram um projecto de computação distribuída com fins médicos:
    http://tek.sapo.pt/4K0/735118.html

  • Kemper

    Velho, eu tenho um PS3 com Linux e topo usar ele de cobaia para ver se roda Mac OS X. Mas como não sei usar Linux, necessito de um passo a passo.

    E quanto ao meu colega ai de cima que quer um vídeo game, gostaria de lembrar que sai mais barato usar um PS3 como computador do que comprar um computador popular se capacidade de processamento.

    Eu tenho instalado o Yellow Dog 5.0.1, porém, o mesmo só usa dois cores, ou pelo menos, só mostra o desemprenho de dois.

    Qual é o melhor Linux para instalar? E o mais fácil? Quais programas necessito para rodar Mac OS? Posso rodar Mac OS para Intel ou apenas Power PC?

    Obrigado,
    Kemper

  • Luccas

    Tenho uma duvida
    se eu instalar o linux ou o xp
    os programas do xp e do linux vao funcionar ?
    desculpe minha pergunta obvia
    xD
    Cumps,
    luccas

  • Eita

    Noss “compensa compra um pc”??? quando vc achar um pc com a potência do ps3 por R$1500 me avisa ¬¬

  • Hugo

    Se desse pra rodar o WinXP nele seria legal. O problema é ativar os 9 cores. Mas já será que programa otimizado pra multi-core consegue enxergar todos os cores do Cell? Porque eu tenho um programa de engenharia aqui que é muito, mas muito pesado, e funciona em multi-core (4 cores pelo menos eu sei que ele enxerga). Acredito que ele rode bem no PS3, e eu sei que ele tem versão pra Linux. Falta arrumar um PS3 pra rodar. Já vi gente fazer cluster com 12 PS3 pra renderizar também. Não sei se valeu a pena.

  • Bruno

    Galera tenho ps3 e gostaria que alguém topasse ampliar a oportunidade pra quem não entende muito de linux, poderiamos nos unir aos q estão afim também pra tirar dúvidas, eu gostaria muito de instalar o linux no meu ps também mas por enquanto não sei como fazer, se tiveer alguém para me ajudar e se mais outras pessoas quiserem participar, bom vou deixar meu email se alguém tiver afim: brunosumaris@hotmail.com
    So mais uma coisa….. já perguntaram isso mas não responderam, se eu instalar por exemplo linux, eu poderia usar um jogo de PC no meu PS??
    queria muito jogar flight simulator etc mas fica muito pesado no meu computador… ai gostaria de saber se tem como rodar esses tipos de jogos no videogame com linux… bom é isso
    Valeu!!

Próximo post:

Post anterior: