ZTOP+ZUMO 10 anos!

Linux no ASUS W7F

Dentre as máquinas que estão aqui no PCLabs para review, temos um notebook ASUS W7F. É uma máquina com processador Intel Core Duo de 1.6 GHz, 512 MB de RAM, 80 GB de espaço em disco, monitor widescreen de 13.3 polegadas com cobertura brilhante, câmera integrada e tudo o mais. O visual grafite é muito bonito, e o review completo vocês vão ver na PCMag 15 😉

ASUS W7F

Mas vamos í  uma “canja”: uma caracterí­stica bastante atraente do ASUS W7F é sua ótima compatibilidade com o Linux. O teste foi feito usando o Ubuntu Linux 6.06 “Dapper Drake”, instalado no HD. Praticamente todo o hardware foi reconhecido automaticamente, incluindo a interface wireless e o leitor de cartões, itens que costumam encrencar com o pingí¼im. O modem (um WinModem) pode ser habilitado com um pouco de trabalho manual, mas infelizmente a webcam (uma Sonix SN9C203) ainda não é suportada. Só precisei fazer dois pequenos ajustes para deixar a máquina “a todo vapor”.

O primeiro foi a instalação do pacote 915resolution, encontrado no repositório de pacotes Universe. Ele é necessário para habilitar a resolução nativa de 1280×800 pixels do monitor LCD. O processo é simples, e não é necessária nenhuma configuração manual: basta instalar o programa via Synaptic (o gerenciador de pacotes do Ubuntu) e reiniciar o computador. O segundo problema foi com o som: apesar de parecer que o módulo correto estava carregado e tudo estava funcionando, não havia som nenhum saindo dos alto-falantes ou fones de ouvido. Uma rápida busca nos fóruns do Ubuntu revelou que basta adicionar a linha:

options snd-hda-intel model=3stack

Ao final do arquivo /etc/modules.d/alsa-base e reiniciar o sistema para que tudo passe a funcionar. Com isso, o W7F é uma excelente escolha para quem gosta do Linux e precisa estar sempre “na estrada”.

  • Julio Cesar dos Santos Pereira

    Gostaria de saber como é feita a configuração do modem do ASUS W7J. Já tentei mas não consegui. Como na reportagem tá dizendo que com “um pouco de trabalho” dá pra fazê-lo funcionar no Linux. Minha distribuição é a Ubuntu 6.0.

  • Olá Julio,

    Infelizmente a Motorola desistiu do suporte ao Linux, e o driver por eles fornecido não é mais compatível com as versões mais recentes do kernel linux, como a usada no Ubuntu 6.06 e 6.10. Por enquanto, não há mais como fazer o modem funcionar.

  • Oi amigo,

    Eu tenho o mesmo notebook e uso a versao 6.06 e recentemente atualizei para a 6.10.
    O que faço para esse modem funcionar??

    Abraços

  • Pingback:   Review: Linux no Positivo Mobile W98 by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

Próximo post:

Post anterior: