ZTOP+ZUMO

Windows 8: ultrabook LG Z355 vem cheio de truques

Durante o anúncio do Windows 8 hoje, a LG mostra apenas uma máquina com o sistema novo da Microsoft para o mercado brasileiro: é o ultrabook Z355, que vem com alguns truques para driblar os previsíveis problemas do consumidor final com o Win8, como a vontade de tocar na tela quando o computador não tem esse recurso.

Por enquanto, nada do All-in-One com TV ou do tablet-slider mostrados na Coreia semana passada.

A LG não economizou no hardware com o Z355: a máquina, com tela não-sensível ao toque de 13,3 polegadas e resolução HD (1366 x 768), vem com processador Intel Core i7 3517U de terceira geração (1,9 GHz), 4 GB de RAM e 256 GB de armazenamento SSD, Wi-Fi (B/G/N) com recurso WiDi (para compartilhamento de conteúdo com TVs compatíveis) e áudio 5.1.

Tal tecnologia tem um preço sugerido alto (R$ 4.299) para o Z355, mas encaramos a configuração topo de linha como boa notícia, já que a LG foge do modelo híbrido de SSD de baixa capacidade (até 32 GB apenas para cache) combinado com HD usado em ultrabooks mais baratos adotado por diversos outros concorrentes (entenda o que é um ultrabook).

O LG Z355 pesa apenas 1,21 kg e tem 14,7 mm na sua parte mais grossa. O ultrabook vem com um leitor de cartões microSD (buuu!), saída 3,5mm para fones de ouvido, uma porta USB 2.0 e saída de vídeo HDMI do lado direito…

E uma USB 3.0 (energizada para recarregar gadgets sem estar com o computador ligado), além de um conector mini-RJ45 para adaptador de rede Ethernet (incluído na caixa do produto).

Sua carcaça é construída em alumínio. Vale notar que, a partir do Windows 8, existe apenas um selo genérico da Microsoft para o sistema operacional, e não mais aquele número de série colado na traseira ou ao lado de máquinas com o sistema.

A tampa superior, também em alumínio, tem um acabamento escovado em círculos que começa a partir do canto direito superior, onde está a marca do produto.

O teclado completo não é retroiluminado, mas preste atenção nos quatro botões abaixo do liga/desliga laranja no canto superior direito:

Esses quatro botões servem de atalho para as principais funções do Windows 8 e que nem todo mundo vai se acostumar de primeira a usar com mouse ou touchpad: busca, alternar aplicativos, voltar ao desktop e ativar a barra lateral (“charms“) com acesso a configurações do sistema.

Além disso, o pacote de software da LG, com apps de atualização de programas, central de controle da máquina, resolução e diagnóstico de problemas virá, em breve, com um novo aplicativo que emula o botão Iniciar do antigo Windows 7 (deve ser algo similar ao que a Stardock fez com o Start8). Esse “botão Iniciar”  será oferecido para download após a máquina chegar às lojas, na próxima semana.

O trackpad é quase imperceptível na base do notebook, e é sensível a múltiplos toques.

Segundo a LG, outros lançamentos com Windows 8 estão programados para os próximos meses, com atualização da linha atual para o novo sistema da Microsoft.

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin