ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

[MWC 2012] Gadget do dia: LG Optimus Vu (foblet! foblet! foblet!)

Depois da Samsung e seu gigante Galaxy Note, agora é a LG que mostra o Optimus VU, seu primeiro foblet (smartphone + tablet) com tela IPS de 5 polegadas (yay!) em formato 4:3.

O Optimus Vu roda Android 2.3 (4.0 a caminho, diz a LG), tem processador de 1,5 GHz (dual-core), 32 GB de armazenamento interno e 1 GB de RAM, câmera de 8 megapixels com flash LED (traseira) e 1,3 megapixel (frontal) e mede imensos 139.6 x 90.4 x 8.5mm (largura x altura x profundidade). Não entendi a tela 4:3 – vai confundir a vida de desenvolvedor Android, com certeza.

O foblet da LG tem funcionalidades muito parecidas com as do Galaxy Note: captura de telas para anotações com tecla dedicada, caneta stylus (aqui chamada de… Rubberdium!) e apps de produtividade.

Como já ocorre com uma das versões do Galaxy Note (leia o review), o Optimus Vu está pronto para acessar redes LTE (4G). O lançamento na Coreia está previsto para março, sem preço definido ainda.

A LG, a dias do Mobile World Congress, resolveu antecipar seus lançamentos do Mobile World Congress, que começa dia 27 em Barcelona – fez a mesma coisa com a CES de Las Vegas no começo de janeiro.

Mais fotos do LG Optimus Vu.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Fora prejudicar ainda mais a tarefa de guardar o aparelho no bolso, achei a proporção boa. Deve ficar bem conveniente para fazer leituras de livros e visualização de sites (mas os desenvolvedores devem mesmo sofrer).

    A definição levemente menor pode diminuir o processamento gráfico e aliviar um pouco as coisas, mas fiquei preocupado com a capacidade da bateria que colocaram.

    • madalena

      POR incrivel que paressa eu notei , que a bateria tem pouca capacidade ,, quando ponho para carregar , leva muito tempo , muitas horas pra carrega , mas depois descarrega num piscar de olhos ,,

      • Você está falando da bateria do Galaxy Note? Ela tem 2500 mAh, que deve ser uma das que tem maior (se não a maior) capacidade. Comigo ela poderia durar 2 dias na maioria das vezes, ainda que eu prefira sempre recarregá-lo à noite e começar o dia com ela carregada.

        Só notei uma descarga rápida ao usar Wi-Fi e mantê-lo sempre ativo. Até deixar em 3G tem permitido mais economia do que com Wi-Fi. Pode ser um problema corrigido em versões futuras.

        Tente analisar o que está drenando a sua bateria. Pode ser algum programa se comportando mal e levando o aparelho a fazer processamento desnecessário.

      • dougbep

        O galaxy Note?

        to em duvida entre o Note eo HTC Ultimate…

        sim eu quero um gigante, mas to na duvida entre Ruindows (cheio'd)Phome 7,5 ou Androido fragfermentado.

        queriA que um "Smart MeeGo UBUNTU Phone" com 4,5"

        rsrsrsrs

        • Estar desatualizado é ruim, mas não é um inferno também.

          O Android 2.3 da Samsung tem (ao menos no Note):
          – USB OTG (presente nas versões 3 e 4)
          – Pastas (versão 4)
          – Redimensionamento de widget, ainda que limitado aos da Samsung (presente na verão 3)
          – Screenshot (versão 4)
          – Proxy (versões 3 e 4)
          – Recursos mais avançados p/ a câmera do que os presentes na versão 4.

          Então, muitos dos recursos já estão nele, ainda que só apareçam oficialmente no Android em outras versões. Mas ainda há limitações. Agora, por exemplo, não posso testar o Chrome Beta porque só saiu para a versão 4…

          Já não conto com o MeeGo, mas quem sabe Tizen, Ubuntu ou Gecko vinguem… 🙂

          Bom, o WP vai começar a se fragmentar, mas não deixa de ter uma interface fluida e de estar evoluindo rapidamente. Pegando um com hardware da Nokia então…

  • Sigma7

    Horrível.

  • Rafael

    Nossa a Lg conseguiu estragar o aparelho que deve ate ter bom desempenho,mas essa tela 4.3 deixou o aparelho horrivel,so´de olhar pra ele eu ja perco o tesao em usa-lo ..

  • Wagner

    Que coisa horrível…

  • OlharDigital

    é só eu que acho ou está para vir a nova geração de portáteis como podemos chamar, os Foblets?_A samsung provavelmente não vai ficar pra trás e acho que deverá apresentar o novo Galaxy NOTE se não for pela MWC será por uma conferência própria._Espero que seje um sucesso esse Optimus VU, para termos várias escolhar de foblets!_Mas por enquanto vou de Galaxy Note.

  • Rodrigo

    Interessante, mais ainda prefiro a tela widescreen do galaxy note no formato 16:10 e resolução maior tbm 1280×800 essa do LG Optimus Vu tem formato 4:3 e resolução 1024 x768. Só espero que com o começo da chegada dos concorrentes o galaxy note baixe de preço, pq pagar 2 mil reais nele é demais, os próprios tablets da samguns, como o galaxy tab 8,9 tá mais barato e por esse preço, melhor pegar o galaxy tab de 10 polegadas.

  • Felix_S

    Se no Note eu não alcanço toda a tela com o polegar, imagina nesse LG?! Eu até acho interessante, mas ainda não sei se compraria um foblet.

  • leo

    gostei nao
    mt feio

  • Pingback: LG anuncia Optimus Vu com tela IPS de 5 polegadas | FAZ Hosting e Designer Blog()

  • Gnechsizpe

    Formato 4:3 a proporção das antigas TV de tubo? O pessoal da LG tão tomando drogas pesadas.

    • glaucopgomes

      Não que eu tenha gostado, achei horrível, mas é a mesma proporção utilizada no iPad e ninguém reclama dele.

      • henriquem

        a questão da proporção é que todos os iOS têm tela 4:3, e os apps não distorcem se mudarem o formato. A maioria dos Androids é 16:10, e ao mudar para 4:3 pode haver distorção.

      • Gnechsizpe

        Eu reclamo

        • Tem o ambiente gráfico chamado Enlightment (http://www.enlightenment.org/) que foi pensado desde o início para se auto dimensionar ao tamanho/resolução de tela disponível, onde os aplicativos não se deformam, o problema é que ele sempre foi um sistema ignorado, tal qual o Opera é ignorado nos desktops.

  • Franciscobruno1

    Quero um!

  • coisa feia. é como sair de uma TV LCD e voltar para uma TV de Tubo, retrocesso.

  • lg…você não é a samsung…
    você não pode fazer experiências envolvendo um ecosistema tão grande(android)
    imagina se todo mundo estiver enganado e isso virar um sucesso?

  • Saiu um vídeo do Optimus VU:

    Não é estranho que um dispositivo feito para anotações, que poderá usar a tal Rubberdium Pen, não mostre o acessório, mas sim o uso com os dedos? A caneta será vendida à parte e sem um local para inserção no próprio aparelho?

    • TheoKS8

      Provavelmente será vendida à parte.

      • Saiu um outro:

        Não entendo italiano, mas parece que a caneta de fato não está incorporada a ele, o que é uma grande desvantagem com relação ao Galaxy Note.

  • Pingback: [MWC 2012] Números enormes: LG Optimus 4X HD (Quad-core! Tegra 3!)()

  • Bruno

    Comprei um tablet essa semana, o Tablet Android 4.0 , too gostandoo demaiis …. Esse site é cuper confiavel gostei mesmoo …

    Confiram!

  • Josi

    Tenho uma, duas dúvidas qto ao GNote:
    Aqui no Brasil só há a versão preto e com 16GB de mem interna, no site da expansys.pt aparece uma versão branco com 32GB de mem. interna, porém nos Blogs e em forúns, tanto brasileiros qto estrangeiros(em q pesquisei), fala-se somente da versão de 16GB de memória interna; alguém sabe se virá outras versões do GNote para o Brasil?
    No mesmo site menciona acessórios específicos para o de 16 e o de 32GB, o que me faz pensar q ha diferenças tb no desing…
    Henrique, sabe algo?

  • Pingback: Optimus VU, o smartphone gigante de 5" da LG | Tecnoblog()