LG traz para o País seus produtos para área médica

L

Destaque para o monitor cirúrgico que pode ser higienizado e o detector de raio-x que tira radiografias sem chapa de filme.

No mês passado fomos convidados pela LG Brasil para conhecer sua nova linha de monitores profissionais voltados para uso médico que foram apresentadas pela primeira vez no País durante a última Jornada Paulista de Radiologia.

No geral, podemos separar essa linha em dois grupos: Os chamados modelos para revisão clínica mais voltados para análise por imagem e os modelos cirúrgicos que, como o nome sugere, são indicados para uso dentro de salas de cirurgia sendo que cada um deles possui características próprias que as diferem dos modelos de linha voltados para o usuário final.

Monitor cirúrgico

Este é o caso do Monitor Cirúrgico LG 8MP um modelo equipado com uma tela LCD IPS de 27″ com resolução 4K / Ultra HD (3.840 x 2.160 pixels com pixel pitch de 0,1554 x 0,1554 mm) ou 8 MP que possui algumas características bem interessantes que não vemos nos modelos para o consumidor final.

Por exemplo, ele é certificado pelas normas IP35 (frente) e IP32 (trás) o que faz dele à prova d’água e de pó o que permite que a tela possa ser limpa e higienizada até com desinfetantes líquidos. E até para facilitar essa limpeza e uso em ambientes mais escuros, o seu painel de controle é do tipo de toque e retro-iluminado:

Fora isso a tela possui ângulo de visão de 178° e tratamento anti-reflexo que, combinado com seu recurso de anti-cintilação (flicker safe) também cansam menos a vista em intervenções muito longas.

Sua relação de contraste é de 1000:1 e seu tempo de resposta é de 14 ms

Já outra característica bem particular desse tipo de equipamento é a sua capacidade de reproduzir um gamut de cores com precisão de 99% que, combinado com seu alto brilho (800 NITs) proporciona cores mais precisas e imagens mais realistas…


… apesar de que em certas situações um ajuste de cores seria muito bem vindo, de modo que a LG incorporou um recurso batizado de Deep Red

Sem Deep Red

… o que melhora a visualização de certas partes do tecido, como por exemplo, vasos sanguíneos:

Com Deep Red

Esse monitor também teve a sua capacidade de reproduzir tons de cinza cuidadosamente calibrada para atender a norma DICOM Part 14 publicada pela NEMA (National Electrical Manufacturers Association ) e a American College of Radiology (ACR) que fornece diretrizes rígidas para a exibição de imagens na escala de cinza em aplicações médicas:

Fora isso, o seu ajuste de brilho também é automático se adaptando assim as condições de iluminação do ambiente.

Monitor para revisão clínica

Como o próprio nome sugere, o LG Monitor de Revisão Clínica de 27” 8MP (modelo 27HJ712C-W) é um modelo de mesa mais voltado para análise e revisão de imagens.

Ele também vem equipado com o mesmo painel de imagem (LCD IPS de 8MP de 27″ de 3.840 x 2.160 pixels com pixel pitch de 0,1554 x 0,1554 mm) só que o seu nível de brilho é menor (350 NITs) e — é claro — não conta com toda a “blindagem” do modelo cirúrgico.

Isso porque esse modelo é voltado para aqueles profissionais que passam muito tempo de frente para a tela analisando imagens médicas, uma tarefa por sinal que exige muita atenção por parte do mesmo, de modo que além de proporcionar a imagem mais clara e precisa possível, esse modelo conta com diversos recursos que procuram reduzir a fatiga visual do usuário, como seu o sistema de estabilização automática de brilho (por meio de sensor de luz ambiente), compatibilidade com a norma DICOM parte 14, anti-cintilação da tela (flicker-safe)…

… e o chamado Reader Mode que lembra o filtro de azul comum nos smartphones e que funciona sob o mesmo princípio — ou seja — ela diminui a quantidade de luz azul exibida na tela…

… o que reduz a fadiga e o cansaço da visão, melhorando assim a produtividade do profissional de revisão clínica. Fora isso, esse monitor também possui saída de som para headphone.

A LG também possui um modelo ligeiramente menor que pretende certificar para posteriomente lançar no Brasil batizado de LG 3MP Monitor de Revisão Clinica que, como o próprio nome sugere, vem equipada com uma tela de 21,3 polegadas com resolução nativa de 1.536 x 2.548 pixels.

Uma curiosidade desse modelo é que ele possui calibrador automático forma de um sensor que fica encostado na tela e ajusta automaticamente as cores do monitor, garantindo assim que as imagens capturadas pelos sistemas de ressonância magnética ou tomografia computadorizada sejam as mais precisas possíveis.

Também note que sua tela tem alinhamento na vertical (modo retrato) como é comum nas chapas de raio-x.

Vale a pena ressaltar que este monitor ainda não chegou no Brasil, mas a LG tem planos de certificar um modelo ligeiramente menor batizado de

Raio-X digital

Outro produto que não é exatamente um monitor, mas que a LG pretende certificar para posteriormente lançar no mercado nacional é o LG Detector Digital de Raio-X (ou DXD) que seria um tipo de dispositivo de captura de imagens de radiografia:

Como assim? Ele funciona da mesma forma que uma chapa de raio-x só que a imagem não é capturada por meio de uma chapa de filme fotográfico e sim por meio de um sensor que captura uma imagem digital no exato momento em que a radiação chega na placa por meio de um sistema chamado AED (Auto Exposure Detection).

A grande vantagem desse sistema é que isso agiliza todo o processo de captura, processamento, transmissão e análise da imagem capturada já que todo processo é totalmente eletrônico e computadorizado:

Esse detector tem uma área útil (captura) de até 43 x 43 cm e é capaz de gerar imagens de até 3.072 x 3.072 pixels e está disponível em duas versões: Uma com fio mais veloz na recuperação da imagem (~3 segundos) e outra sem fio que seria mais flexível na sua manipulação e uso, porém mais lento na recuperação da imagem (~6 segundos).

E como é de esperar de um equipamento médico para revisões clínicas, ele também é resistente a água e pó (norma IP41) e pode ser higienizado até com líquidos.

Unindo todas as pontas

E é claro que para fazer a ponte entre entre a captura, análise e revisão de maneira fácil, segura e gerenciável a LG também disponibiliza uma linha de Thin Clients e PCs do tipo All-in_One (ou AIO) …

Mas a idéia neste último caso é que esses equipamentos também possam ser usados para outras tarefas ligadas ao dia a dia da rotina de trabalho da clínica ou do hospital.

Onde encontrar

A LG não irá comercializar diretamente essa linha de produtos médicos optando por credenciar um parceiro local — a Bioscan — para ser o seu canal de distribuição.

Para mais informações visite o site da empresa em http://bioscan.com.br ou o site global de monitores médicos da LG aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos