ZTOP+ZUMO 10 anos!

LG: mais uma no jogo das lojas de aplicativos para celular

lg-store

LG Application Store é a mais nova irmã da App Store, da Apple, Ovi Store, da Nokia, App World, da RIM e qualquer outra “app store” que exista ou que venha a aparecer. Entra no ar ainda em julho, com suporte apenas a dois aparelhos da fabricante – e apenas na Ásia, por enquanto.

Segundo a LG, a loja já tem 1.400 aplicativos disponíveis (entre pagos e gratuitos), devendo chegar a 2.000 programas até o final do ano. Por enquanto, a LG App Store Web será lançada apenas na Austrália e em Cingapura, mas a companhia informa que o serviço de downloads chegará a mais 24 países, incluindo a América Latina (uia).

Atualização 14/09: a LG Brasil diz que a loja, oficializada hoje, será lançada por aqui até o fim do ano.

Os aparelhos compatíveis, por enquanto, são o LG GM730 e o KS20, ambos movidos a Windows Mobile. Do mesmo modo que os concorrentes, a LG também tem um programa de desenvolvedores (LG Mobile Developer Network) para estimular a criação de aplicativos em Java e Widgets para seus aparelhos. Vale lembrar que, apesar de ter vários aparelhos touchscreen à venda no Brasil, o portfólio de smartphones com Windows da fabricante ainda é pequeno por aqui. Será que veremos novos (e mais) aparelhos em breve?

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin