LG GM600: Ginga existe no celular

L

Tem momentos na vida de jornalista (e cético) que são históricos, e hoje foi um dia desses: depois de anos ouvindo promessas e mais promessas sobre interatividade em TV digital, a LG mostrou que a coisa realmente funciona no novo celular GM600, com receptor 1-seg integrado. Um aplicativo da TV Globo com informações sobre a Copa do Mundo vai mover toda essa “interatividade” no começo.

Nas configurações, o GM600 traz uma tela de 3 polegadas sensível ao toque, câmera de 3,2 megapixels, interface 3D (como a do Arena/New Chocolate), Bluetooth, suporte a vídeos em formato DivX e som Dolby Mobile, além de permitir gravar até 10 horas de programação. Seu preço sugerido é de R$ 699 (desbloqueado; operadoras devem ter bons pacotes para esse aparelho). Não, não tem 3G, antes que perguntem.

Deixando configurações de lado, o lance da interatividade é o seguinte: se o programa tiver algo compatível, aparece um símbolo de “i” na tela informando (para ninguém estranhar, as telas seguintes foram capturadas hoje de manhã, durante uma transmissão de programas infantis, a título de testes):

Se já tiver o aplicativo instalado, ótimo. Caso contrário, faça o download. É a emissora que envia o aplicativo (e não a operadora ou fabricante do celular). Essa é a tela inicial do aplicativo Copa do Mundo 2010 da Rede Globo:

Três opções do aplicativo são gratuitas: jogos, classificação e escalação. Como o GM600 é touchscreen, você arrasta uma tabela para o lado para ver a próxima – uma boa ideia de usabilidade:

A opção “Enquete” depende de tráfego de dados. E a “SMS da Copa”, pagamento pelo envio de mensagens relacionadas ao tema principal. Diz a Globo que o aplicativo da Copa vai se tornar o guia do Brasileirão 2010 na sequência. E que, sim, mostrou esse programa interativo para vários fabricantes, mas que a LG foi mais rápida no gatilho. Do mesmo modo, a LG afirma que outras emissoras devem lançar em breve seus aplicativos, e que podemos esperar um futuro cheio de coisas integradas – alguém aí falou TV (aquela grande, da sala, de tela plana) com celular?

Em tempo: em nenhum momento a LG (ou a Globo) falou no termo “Ginga”. Só em “interatividade”. Tão certos.

Já pedi um GM600 para testes. Aguardo ansiosamente.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos