ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

LG G2 mini: agora vai, NVidia?

Ainda nas prévias do MWC, que começa segunda-feira em Barcelona, a LG anunciou mais um aparelho que será mostrado na feira: agora, é o LG G2 mini, versão reduzida do incrível G2, que será vendida com processador NVidia Tegra 4 ou Qualcomm Snapdragon.

A própria LG diz que o G2 mini será um aparelho intermediário, em uma explicação bastante interessante de como o próprio mercado de smartphones está evoluindo (grifo meu):

Agora amadurecido, o mercado de smartphones se consolidou em categorias de aparelhos premium com telas de tamanho acima de 5 polegadas e aparelhos intermediários na faixa das 4,5 polegadas. Um aparelho com tela de 4,7″ e hardware sem concorrentes, o G2 mini é a resposta antecipada para atender à satisfação da demanda dos consumidores por um smartphone prático com recursos premium”

Logo, a próxima grande batalha, pelo menos para a LG,  é na arena dos foblets, telas grandes, mais dados do que voz. Não é à toa que um dos seus outros grandes lançamentos do MWC é o LG G Pro 2.

Voltando ao G2 mini: tela de 4,7″ qHD (960 x 540), 8 GB de armazenamento interno + slot para cartão, 1 GB de RAM, câmera de 8 ou 13 megapixels/1,3 megapixel frontal, rodando Android 4.4 “KitKat”. E é no processador que a confusão começa: o G2 mini terá três versões – duas com um Qualcomm quad-core de 1,2 GHz (em versões 3G ou LTE) e uma com um Nvidia Tegra 4i de 1,7 GHz (em uma versão chamada LATAM LTE). E terá variantes ainda com um ou dois SIM cards.

E é esse LATAM LTE que me deixa intrigado: a NVidia, como é de comum conhecimento, não consegue muito espaço no concorrido mercado de processadores para smartphones/tablets (nosso vapor favorito ainda é vapor).

Um cliente grande como a LG é um excelente passo à frente, sem dúvida, mas resta saber se a LG vai mesmo investir nesse produto com uma variante menor (leio esse LATAM e entendo “América Latina”, que é a versão com câmera de 13 megapixels) em um mercado sensível ao preço final do produto – fora a pressão de cima (Qualcomm, sempre) e de baixo (Intel vindo com força em smartphones, nem que seja a força do dinheiro de subsídio).

De qualquer modo, a LG diz que o G2 mini começa a ser vendido em março na Rússia, seguido por Oriente Médio, América Latina, Ásia e Europa. Nada de preço ainda -saberemos mais semana que vem, no MWC.

LGE_G2_MINI_RELEASE_03 LGE_G2_MINI_RELEASE_02 LGE_G2_MINI_RELEASE_01

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Alex Portugal

    a Motorola criou um problema sério para as concorrentes neste nicho de mercado, vamos ver como a LG se mexe em relação ao G2 Mini, porém o Moto G não se acha em lugar nenhum e estou vendo muito pela rua.

  • Paulo Campos

    Aguardando anciosamente…
    Vale a dica, prefiro pesquisar pelo Econovia.

  • Geraldo Lopes

    .

    Para meu uso esta de bom tamanho… nunca gostei de celulares gigantes, inclusive estou com um de 4″ e muito satisfeito. Tablets já prefiro os grandes, 10″ ou mais, mas smartphones são para caber no bolso e não incomodar. Gosto de celulares com telas grandes em aparelhos pequenos (o máximo de tela e mínimo de bordas) e agradei dos cantos arredondados (acho os quadrados feios…). Dependendo do preço, talvez quem sabe???

    .