ZTOP+ZUMO 10 anos!

Macro: LG G Pro 2

O LG G Pro 2 mantém a consistência da linha criada no ano passado e evolui para se tornar o foblet da família G, hoje composta também pelo carro-chefe G2, pelo gigante flexível G Flex e pelo novo irmão menor G2 mini (mais sobre ele no final deste post).

O G Pro 2 vem com configurações topo de linha: processador Qualcomm Snapdragon 800 (quad-core, 2,26 GHz) com GPU Adreno 330, tela de 5,9 polegadas Full HD com borda mais fina, 3 GB de RAM/ 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno (expansível com cartões microSD) e bateria de 3.200 mAH. Roda Android 4.4 “Kit Kat” e vem com o mesmo botão traseiro usado no G2.

O mais interessante são os pequenos truques de software e interface. Exemplo: o Knock Code. Veja na foto abaixo uma área vazia com quatro bordas nos cantos. Ali você define sua senha por toque, sem precisar desenhar um padrão ou digitar uma senha. Nos aparelhos presentes no stand da LG, a “senha” era um toque em cada canto, da esquerda para a direita. O mais interessante: funciona com a tela desligada.

lg g pro 2 - 01

Outro truque curioso é passar o dedo na base da tela (que não tem botões físicos) para reduzir a área de trabalho e conseguir usar com uma mão só (funciona apenas com o dispositivo na vertical).

lg g pro 2 - 09

A interface usada pela LG é velha conhecida dos aparelhos da marca. A tela de 5,9″ impressiona, brilhante e nítida. Curioso que, apesar de muita especulação pré-feira, nenhum fabricante apostou em telas de maior resolução.

lg g pro 2 - 02

Note que as bordas laterais são bastante finas, deixando espaço para uma área grande de trabalho na tela.

lg g pro 2 - 03

Essa versão específica do LG G Pro 2 em demonstração será vendida apenas na Coreia do Sul, e isso é fácil de descobrir por um simples detalhe: na parte superior esquerda do aparelho está uma antena (!) para TV digital. Podiam adaptar isso pro Brasil, já que a Sony vem trazendo smartphones high-end com TV para o mercado local.

lg g pro 2 - 04

O acabamento traseiro é muito bonito, com microranhuras formando a textura. E o já comum botão traseiro, uma solução que parece esquisita à primeira vista, mas que funciona muito bem.

lg g pro 2 - 05 lg g pro 2 - 06

O G Pro 2 roda Android  4.4lg g pro 2 - 07

E alguma alma instalou o AnTuTu Benchmark: 22.700 pontos (no meu review do G Pro original, bateu 19.886 pontos no mesmo teste).lg g pro 2 - 08

Entre os acessórios, capas que cobrem a tela, deixando uma janelinha para relógio e notificações. lg g pro 2 - 10

E que não obstrui nem a câmera nem o botão traseiro ao ser aberta.

lg g pro 2 - 14lg g pro 2 - 11 lg g pro 2 - 12 lg g pro 2 - 13

A LG colocou uma câmera de 13 megapixels com estabilização óptica de imagem no G Pro 2 – e vem cheia de efeitos.

lg g pro 2 - 16 lg g pro 2 - 17

E como os concorrentes Samsung Galaxy S5 e Sony Xperia Z2, é capaz de gravar vídeos em resolução 4K.lg g pro 2 - 18

Diferente do Galaxy S5, não tem limitação (aparente) de tempo. lg g pro 2 - 19

E, ao reproduzir vídeo, permite zoom na cena: lg g pro 2 - 21lg g pro 2 - 20 lg g pro 2 - 22

Fiz um teste rápido de gravação: 15 segundos em 4K renderam um arquivo de 54,5 MB (menos que o S5 e o Z2, o que pode significar que a LG usa mais compressão que os concorrentes).

lg g pro 2 - 23

Aqui, uma demo rápida de como a câmera do G Pro 2 se comporta em ambientes de pouca iluminação com e sem flash –  ao lado de um “concorrente” (um Samsung Galaxy Note 3).

lg g pro 2 - 24

Bônus: o LG G2 mini. Não tem muito o que falar dele: é uma tentativa da LG de imitar a bem-sucedida estratégia da Samsung com os Galaxy (venda um produto principal/objeto de desejo e várias versões com configurações menores que vão vender também por serem inspiracionais e pegam carona na marca principal). É um G2 com tela de tamanho e resolução menor, em resumo, e versões distintas de processador (NVidia Tegra 4 ou Qualcomm Snapdragon). E prova que a LG finalmente entendeu algo que a Nokia vem fazendo faz tempo: manter a identidade visual de seus produtos.

Em tempo: a LG fará seu lançamento anual de produtos para o mercado brasileiro no final de março. Não duvido se já anunciarem o G Pro 2, o G2 Mini e o G Flex.

lg g2 mini - 1 lg g2 mini - 2 lg g2 mini - 3 lg g2 mini - 5lg g2 mini - 4

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin