LG Cinema 3D: e não é que funciona mesmo?
Início » NOVOS PRODUTOS » TV » 3D » LG Cinema 3D: e não é que funciona mesmo?

LG Cinema 3D: e não é que funciona mesmo?

RESUMO

A TV LG Cinema 3D, que usa óculos passivos para mostrar imagens 3D na sala de casa, funciona de maneira bem interessante.

Outro dia falamos aqui no ZTOP da nova linha de TVs da LG, a Cinema 3D, que usa óculos passivos para mostrar imagens 3D na sala de casa. Hoje, no Digital Experience, Jô e eu aproveitamos pra vê-la (literalmente) de perto. E funciona, de maneira bem interessante.

O que eu gostei: os óculos são leves, muito leves mesmo (deixam os óculos ativos parecendo pesos de papel visuais), com versão normal (estilo Roy Orbison) e clip-on, e a experiência, ainda que curta, não deu dor de cabeça ou enjôo (me deixe cinco minutos vendo TV 3D e começo a reclamar… sério!).

O Jô demonstra a LG Cinema 3D no vídeo a seguir e tira suas conclusões:

link do vídeo

Jô comenta: o efeito conseguido pela LG impressiona mesmo. Eu sempre vi esses televisores 3D com uma ponta de desconfiança. Todo fabricante promete uma experiência transcedental, mas na verdade tudo (ou melhor, quase tudo) deixa bastante a desejar. O grande problema, resolvido pela LG, é a maldita cintilação que mata a experiência. Cintilação é aquele pisca-pisca causado pelas alternância das lentes LCD em sincronia com a tela.

Sem cintilação, dá para assistir por muito mais tempo sem ficar verde de enjôo.

A LG realmente foi a primeira a conseguir colocar no mercado de eletrônicos de consumo uma TV desse tipo, mas é bom lembrar que Philips, Sharp, Toshiba (no Japão) e Samsung já mostraram e até vendem para o mercado corporativo aparelhos assim. Em Las Vegas tem a TV lenticular da Philips aos montes…

E como o negócio funciona? Vamos ver:

O efeito de tridimensionalidade funciona tanto “para fora” quanto “para dentro”, os objetos e cenas pulam suavemente para fora da tela ou parecem que estão mais distantes que a própria tela dependendo como a imagem foi captada ou pós-produzida.

Essa foto foi feita com uma das lentes do óculos passivo como filtro. Vejam que a imagem não parece serrilhada ou com aqueles “fantasmas”, as imagens residuais que deveriam ser vistas apenas pelo outro olho mas insistem em atrapalhar, fenômeno muito comum nas outras TVs 3D.

Matamos a charada do 3D ao ver de perto a imagem. A imagem é formada por linhas intercaladas, mais ou menos como na resolução 1080i. O que isso muda na vida do cidadão comum, que não fica contando frames ou linhas da imagem? Absolutamente nada. A percepção da tela, com o óculos e com imagens em movimento é muito satisfatória.

Aí foi de chorar de alegria. A profundidade da imagem é impressionante, e até dá uma leve alteração de perspectiva! Nos cantinhos da imagem, se nos deslocamos para o lado, parece olharmos dentro de uma caixa ou sala, pela porta ou pela janela. Até agora só tinha visto esse efeito em laboratório, em equipamentos nababescamente caros. Tremenda bola dentro da LG.

Esses foram os pontos positivos da Cinema 3D. Mas como todo aparelho, ela tem suas falhas:

Durante a demo de um jogo, o efeito ficou bacana apenas no primeiro plano. Ao fundo, vários problemas de processamento de imagem, o cenário pixelava (ficava quadriculado) e saia de sincronismo com o resto da cena. Na imagem estática isso não fica evidente, mas em movimento, a história era outra.

A TV da esquerda é uma 3D com óculos ativos, a da direita uma Cinema 3D. Não dá para saber se é falha de quem configurou, mas o contraste, brilho e cores da TV da esquerda dão uma surra na Cinema 3D. A sensação é que a imagem foi lavada e desbotou.

Quando alguma coisa na imagem é propositalmente colocada muito para frente, para enfatizar o efeito 3D (como se saísse da tela) a coisa degringola. Não tem jeito da imagem ficar boa, há uma clara separação entre os canais esquerdo e direito. Incomoda um pouco, mas ainda assim é melhor do que a maioria dos aparelhos 3D oferece.

A conclusão do primeiro contato rápido com a Cinema 3D é que ela realmente cumpre o que promete, 3D sem óculos pesadão, bem mais barato e que funciona em qualquer ângulo. É uma TV perfeita? Não mesmo. Mas resolve para a maioria dos consumidores.

Vamos ver como a Cinema 3D se sai ao passar por nossos testes, assim que chegar aqui nossa unidade de avaliação. Quem sabe a LG consegue até lá sanar alguns dos pontos negativos que percebemos…

Escrito por
Henrique Martin
9 comentários
  • ótimo post.

    Algumas dúvidas:
    a) Vai ser lançada o Brasil? Qdo? Qto?
    b) Tem a taxa de atualização em Hz?
    c) Esse jogo foi testado num notebook ou no ps3?
    d) ela aceita videos em formato dual channel (aqueles em que tem duas imagens pra cada olho, como na transmissão da RedeTv 3d ou MKVs 3D SBS)?

    Sendo LG, que não tem restrição a conteudo via pen-drive, seria "muito joinha" se ela fosse compativel com esses MKVs SBS

    • nada que um ripbot.264 não resolva caso ela seja compativel somente com o mp4…

      Se ela aceitar SBS (half ou full) já será uma grande maravilha!!!!!!

  • Acho que em um outro post eu fiz um comentário sobre essa tela ser parecida com a do notebook deles, e agora vendo a "reportagem" completa, eu posso dizer que o funcionamento é idêntico ao notebook R590-6000 deles, que hoje está saindo aproximadamente 4000 reais (eu paguei 5500 ano passado, é o preço da novidade!).

    Ao contrário do que se fala aqui no texto, os óculos da LG cansam rapidamente nos primeiros dias, mas depois de uma semana vc se acostuma.

    Quanto ao ângulo de visão, acho que só se vc ficar de ponta cabeça vai aparecer os fantasminhas. Outra coisa que vale resaltar aqui, o efeito só é convincente se vc assistir as imagens a mais de 60 cm de distância, mais perto que isso o olho "encherga" as linhas intercaladas e dai toda a beleza do efeito se desfaz.

    Uma coisa que fica um horror é ler texto pequeno, mesmo que um olho enxergue uma parte e o outro o a outra parte, fica estranho, por exemplo, no notebook não há condição de se usar o windows com o óculos, fica ruim mesmo! Mas por outro lado, estou desenterrando meu jogos em 3D antigos, com a ajuda do TRIDEF todos eles ganharam profundidade.

  • por que todos os comentários que faço aqui precisam ser aprovados? isso é só comigo ou é com todo mundo?

  • O filme em 3D que esta TV roda é o mesmo formato que uma 3D com óculos Ativos? Porque ela consegue fazer isso? É algum softwere que é instalado nesta LG que é diferente de outra 3D? É isso? É possível eu assistir este filme 3D na minha Philips 3D(ativa) com óculos passivos igual o da LG? Talvez via Notebook(HDMI)? valeu!!!

  • A tv da LG forma a imagem 3d na tela da própria TV atraves de uma pelicula e nao nos óculos, daí ser passivo; no sistema ativo a imagem 3d e formada nos oculos, por isso q eles sao pesados. Nao acho q seja possivel ver 3d philips com oculos passivos.

  • Comprei uma dessas ai só q me surgiu uma dúvida agora. Ela só lê 3d em um dvd q toca bluray ou posso colocar em um pendrive ou hd externo???