Gadget do dia: Lenovo Vibe A7010

G

A Motorola lança este mês no mercado brasileiro o Lenovo Vibe A7010. Peraí: Motorola lançando smartphone da Lenovo, sua marca-mãe? Sim senhor.

O Lenovo Vibe A7010 é o primeiro smartphone da marca chinesa a ser lançado no Brasil. Toda a operação de planejamento, manufatura (lá em Jaguariúna), distribuição, vendas e suporte técnico está por conta da Motorola, controlada pela Lenovo. E a marca Vibe é uma nova família de produtos – o Vibe A7010 é o primeiro de uma família a chegar às lojas.

Segundo a Motorola, o Vibe entra em uma categoria de produto acima do Moto G, por exemplo, mas abaixo do Moto X Play. Logo, é um dispositivo intermediário com processador MediaTek octa-core de 1,3 GHz, 2 GB de RAM, 32GB de armazenamento (expansível com cartões microSD) e uma experiência de Android 5.1 “quase pura”, com poucas alterações de sistema operacional/interface (mas não é aquela coisa “pelada” dos Moto: tem um ou dois apps vindos de fábrica. E por ser um produto da mãe China, uma opção para trocar temas está lá também).

Outros destaques:  câmera de 13 megapixels com “foco rápido”/câmera frontal de 5 megapixels, tela de 5,5” Full HD, modo seguro (semelhante ao Samsung Knox presente nos topo de linha da marca), que permite uso de duas contas de WhatsApp ou Facebook, por exemplo; 4G e suporte a dois SIM cards. Tem ainda alto-falantes Dolby Atmos (que direcionam, via software, o áudio som pro lugar certo).

A bateria é de 3.300 mAH não-removível. Ah sim, e tem leitor de impressões digitais, algo raro para um aparelho nessa sua faixa de preço.

Seu preço sugerido é de R$ 1.299.

Em resumo: a Motorola toma uma posição arriscada-e-um-tanto-inovadora ao lançar uma marca nova (Lenovo Vibe) no Brasil. É arriscado porque estamos em uma situação político-econômica turbulenta no País, ousada e inovadora porque mostra que a empresa tem comprometimento com o mercado local apostando em uma nova marca – com o ponto positivo de Lenovo já ter fama no mercado de PCs.

Se vai dar certo, só o tempo (</frase chavão>) dirá. Eu achei o aparelho bem leve e rápido, e a bateria de alta capacidade e o leitor de impressões digitais são pontos positivos que diferenciam o Vibe da concorrência (dá pra dizer que o Vibe A7010 é um Quantum Go com esteróides).

Nagano comenta: Para mim, esse lançamento faz muito sentido, principalmente após o recente divórcio da marca CCE. Isso porque abre a possibilidade de ter uma linha de produtos de marca própria — livre, leve e de reputação ilibada — aqui no Brasil, e que pode até ter uma política de preços mais flexível (para azucrinar a concorrência), preservando assim a marca Motorola.

E pelas especificações apresentadas, me parece que o novo Vibe também pode bater de frente com os novos smartphones da Asus, em especial o Zenfone 2 Laser ou até mesmo o Live — mas mudando um pouquinho a (</frase chavão>) citada acima: Só o preço dirá!

Entre as dúvidas que restam, estou curioso para saber se este projeto ainda é um “puro-sangue” da Lenovo ou se já incorpora algum DNA da Motorola. Eu aposto na segunda opção, já que até 2014 os Vibes eram mais “quadradinhos” como os modelos da Sony e da Positivo. Esse design com traseira mais curva só apareceu neste ano durante o MWC.

O mesmo também pode ser dito do seu sistema operacional: Será que a Lenovo irá manter dois sabores de Android ou existe a tendência deles se fundirem numa única versão (o que faria sentido em termos de tempo de programação/economia de escala), fazendo com que ambas as marcas compartilhem uma mesma base de recursos/apps, somando algo a mais ou a menos de acordo com o nível de sofisticação de cada modelo.

Novamente a (</frase chavão>):  Só o tempo dirá! 😉

Fotos do Lenovo Vibe A7010. Ele tem acabamento em plástico fosco e será vendido nas cores prto e branco.

lenovo vibe a7010 - - 1 lenovo vibe a7010 - - 2 lenovo vibe a7010 - - 3 lenovo vibe a7010 - - 4 lenovo vibe a7010 - - 5 lenovo vibe a7010 - - 6 lenovo vibe a7010 - - 7 lenovo vibe a7010 - - 8 lenovo vibe a7010 - - 9 lenovo vibe a7010 - - 10 lenovo vibe a7010 - - 11 lenovo vibe a7010 - - 12 lenovo vibe a7010 - - 13 lenovo vibe a7010 - - 14

 

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos