Lenovo ThinkPad X1 Fold é primeiro notebook dobrável

L

[CES 2020] Ano passado falamos de um notebook conceito da Lenovo, o ThinkPad X1 Fold. Agora ele é oficial e começa a ser vendido ainda este ano. Mas tem outro produto legal da marca na CES: o ThinkBook Plus, com uma tela externa de e-ink.

O Thinkpad X1 Fold é um notebook de 13,3″ com tela dobrável pOLED (OLED plástico) fornecida pela LG Display. Ele pode ser usado como um livro – acho que é o melhor conceito para explicar o produto…

…como um notebook sem teclado e duas telas (numa apresentação via conferência, imagino pela imagem abaixo)…

…um notebook com teclado virtual…

…ou como um notebook convencional, com um teclado externo que se encaixa sobre a tela (Bluetooth Mini Fold Keyboard).

Em resumo: vai custar US$ 2.499 nos EUA, a partir do segundo semestre. Configurações com processador Intel Core, rodando Windows 10X. Diz a Lenovo que testou diversas possibilidades de design e que o mecanismo da dobradiça em fibra de carbono adotado aguenta o stress de dobrar e dobrar e dobrar. Esperamos que o efeito Samsung Galaxy Fold não recaia sobre esse notebook.

Lenovo ThinkBook Plus

Outro modelo com conceito de design muito doido da Lenovo, o ThinkBook Plus tem uma tela externa de e-ink. Serve para ler notificações, livros (tem um app do Amazon Kindle) e tomar notas com uma caneta stylus. Começa a ser vendido em março nos EUA, pelo preço sugerido de US$ 1.199.

ThinkPad X1 Fold: galeria de fotos

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

+novos