Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 (hands-on)

L

 

A divisão de acessórios da Lenovo Brasil vai trazer para o País o seu mini teclado sem fio modelo N5901, um acessório muito interessante para aplicações de HTPC. E temos um em mãos para demonstração.

Medindo aproximadamente 12,5 x 13,5 x 3,5 cm (LxAxP) o N5901 é dono de um desenho bastante curioso que lembra vagamente uma raquete de tênis de mesa. Seu estilo e acabamento superior segue o mesmo visual da linha Ideapad, com seus tons em Black Piano (boo!) e detalhes de em laranja que geram um contraste interessante em um produto dominado pelos tons de preto e branco.

Felizmente, toda a parte de baixo possui um acabamento preto emborrachado, que proporciona uma pegada firme…

e bastante confortável mesmo segurando com apenas uma das mãos de modo que o dedo polegar caia naturalmente sobre seu trackball e esticando um pouco o mesmo alcança-se os botões do mouse, claramente identificados com as letras L e R.

 

Já o uso do teclado exige o uso das duas mãos, sendo que novamente sua ergonomia mostra ser muito boa.

O layout do teclado lembra um pouco os modelos usados nos smartphones como o N900 da Nokia ou o Milestone 2 da Motorola com seus botões quadrados e levemente abaulados para cima (como numa pequena bolha). Isso permite um digitar até que bastante preciso auxiliado por uma reposta positiva na forma de um click a cada pressionar de botão. Observe que, ao contrário desses equipamentos, o teclado não é iluminado o que pode dificultar o seu uso em ambientes mais escuros, o que por sinal é bastante comum nas salas de TV e ambientes de home theater.

E, se de um lado o teclado dá acesso a uma quantidade notável de recursos como as teclas de menu do Windows, teclas de multimídia e até um jeito simples dar um  “Ctrl+Alt+Del”  usando apenas duas teclas (FN+Enter), do outro sentimos falta das teclas de função F1~F12.

 

O teclado é alimentado por duas pilhas palito (AAA) que ficam dentro de um compartimento localizado na sua base. Note que como em alguns modelos de mouse sem fio esse local também pode ser usado para guardar o seu minúsculo adaptador USB que faz a conexão entre o dispositivo e o PC. Essa interface trabalha na frequência de 2,4 GHz e tem um alcance estimado de 10 metros sem obstáculos.

 

Sua instalação e uso é bastante simples: basta inserir o adaptador USB numa porta livre do PC e ligar a chave geral localizada na sua base e um LED verde acende na parte de cima informando que o sistema está ligado. Interessante notar que esse dispositivo possui algum sistema de auto-conservação de energia, já que ele para de funcionar se ficar inativo por muito tempo e para reativá-lo, basta desligar e ligar a chave geral novamente.

No geral o mini teclado da Lenovo é um acessório muito interessante mas que, na minha opinião, peca em diversos aspectos do seu design. Por exemplo, se considerarmos que uma das suas funções primárias é de funcionar como um controle remoto, o N5901 não é o mais fácil de ser operado com apenas uma das mãos, já que mesmo nas funções mais simples como apontar e clicar em algo na tela, precisamos primeiro posicionar o cursor no ícone/objeto na tela com o trackpoint, soltar o polegar da esfera (e rezar que a seta não saia do lugar) e pressionar o botão da esquerda ou direita do mouse. Já outras operações mais “complexas” como digitar uma frase, marcar um texto ou mesmo arrastar e soltar um objeto na tela só com o uso das duas mãos e, de preferência num lugar claro, já que como dissemos anteriormente, o teclado não é iluminado.

São pequenos inconvenientes que podem incomodar um ou outro usuário no dia a dia, mas que dependendo do seu preço (ainda não divulgado no Brasil) e do seu modo de uso — que não precisa ser obrigatoriamente com apenas uma das mãos e deitado no sofá da sala — ele pode ser uma solução a ser considerada.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos