ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 (hands-on)

 

A divisão de acessórios da Lenovo Brasil vai trazer para o País o seu mini teclado sem fio modelo N5901, um acessório muito interessante para aplicações de HTPC. E temos um em mãos para demonstração.

Medindo aproximadamente 12,5 x 13,5 x 3,5 cm (LxAxP) o N5901 é dono de um desenho bastante curioso que lembra vagamente uma raquete de tênis de mesa. Seu estilo e acabamento superior segue o mesmo visual da linha Ideapad, com seus tons em Black Piano (boo!) e detalhes de em laranja que geram um contraste interessante em um produto dominado pelos tons de preto e branco.

Felizmente, toda a parte de baixo possui um acabamento preto emborrachado, que proporciona uma pegada firme…

e bastante confortável mesmo segurando com apenas uma das mãos de modo que o dedo polegar caia naturalmente sobre seu trackball e esticando um pouco o mesmo alcança-se os botões do mouse, claramente identificados com as letras L e R.

 

Já o uso do teclado exige o uso das duas mãos, sendo que novamente sua ergonomia mostra ser muito boa.

O layout do teclado lembra um pouco os modelos usados nos smartphones como o N900 da Nokia ou o Milestone 2 da Motorola com seus botões quadrados e levemente abaulados para cima (como numa pequena bolha). Isso permite um digitar até que bastante preciso auxiliado por uma reposta positiva na forma de um click a cada pressionar de botão. Observe que, ao contrário desses equipamentos, o teclado não é iluminado o que pode dificultar o seu uso em ambientes mais escuros, o que por sinal é bastante comum nas salas de TV e ambientes de home theater.

E, se de um lado o teclado dá acesso a uma quantidade notável de recursos como as teclas de menu do Windows, teclas de multimídia e até um jeito simples dar um  “Ctrl+Alt+Del”  usando apenas duas teclas (FN+Enter), do outro sentimos falta das teclas de função F1~F12.

 

O teclado é alimentado por duas pilhas palito (AAA) que ficam dentro de um compartimento localizado na sua base. Note que como em alguns modelos de mouse sem fio esse local também pode ser usado para guardar o seu minúsculo adaptador USB que faz a conexão entre o dispositivo e o PC. Essa interface trabalha na frequência de 2,4 GHz e tem um alcance estimado de 10 metros sem obstáculos.

 

Sua instalação e uso é bastante simples: basta inserir o adaptador USB numa porta livre do PC e ligar a chave geral localizada na sua base e um LED verde acende na parte de cima informando que o sistema está ligado. Interessante notar que esse dispositivo possui algum sistema de auto-conservação de energia, já que ele para de funcionar se ficar inativo por muito tempo e para reativá-lo, basta desligar e ligar a chave geral novamente.

No geral o mini teclado da Lenovo é um acessório muito interessante mas que, na minha opinião, peca em diversos aspectos do seu design. Por exemplo, se considerarmos que uma das suas funções primárias é de funcionar como um controle remoto, o N5901 não é o mais fácil de ser operado com apenas uma das mãos, já que mesmo nas funções mais simples como apontar e clicar em algo na tela, precisamos primeiro posicionar o cursor no ícone/objeto na tela com o trackpoint, soltar o polegar da esfera (e rezar que a seta não saia do lugar) e pressionar o botão da esquerda ou direita do mouse. Já outras operações mais “complexas” como digitar uma frase, marcar um texto ou mesmo arrastar e soltar um objeto na tela só com o uso das duas mãos e, de preferência num lugar claro, já que como dissemos anteriormente, o teclado não é iluminado.

São pequenos inconvenientes que podem incomodar um ou outro usuário no dia a dia, mas que dependendo do seu preço (ainda não divulgado no Brasil) e do seu modo de uso — que não precisa ser obrigatoriamente com apenas uma das mãos e deitado no sofá da sala — ele pode ser uma solução a ser considerada.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Tweets that mention Lenovo Mini Wireless Keyboard N5901 (hands-on) | zumo: tecnologia. opinião. inteligência -- Topsy.com()

  • Rogerio0991

    Nagano, que outros modelos de mini teclado sem fio vc sugere? Estou interessado num desses

  • mnagano

    O mais famoso deles é o diNovo Mini da Logitech, mas ele é caro pra dedéu (mesmo lá fora).

    Como esses teclados são meio raros por aqui não acredito que tenho muito a sugerir. De qualquer modo, meu conselho é que vc procure por aquele modelo que você se sinta mais confortável. Eu por exemplo, dou preferência por aqueles que consigo apontar e clicar em algo ou mesmo rolar a tela usando apenas uma das mãos.

    Em casa uso um teclado da Itautec-Philco que vinha junto com a TV NeTVision que comprei novo por R$ 75 na Santa Ifigênia a muito tempo atrás (provavelmente uma ponta de estoque).

    http://zumo.com.br/remonteseupc/wp-content/up

    Ele é meio trambolho mas funciona do jeito que eu quero e pode ser q vc encontre algum por ai em algum Mercado Livre da vida.

  • Rodrigo

    Esse modelo que usou nessa demostração já é o nacional? ou o nacional vira no layout ABNT com o "ç" ou no caso de ser esse mesmo, se tem alguma combinação pra "fazer" o Ç?

    • mnagano

      Nope, é um modelo que trouxe de fora no ano passado.

      Mas por se tratar de um acessório, acredito que ele não será produzido localmente e sim importado de modo que — acho eu — o layout deverá seguir o padrão EUA Internacional.

      E nesse caso, o que deve ser feito é configurar no Windows para trabalhar com um teclado com layout EUA/Internacional mas com suporte para o idioma português, Assim para obter o ç bastará teclar " ' " seguido do "c".

  • iMM

    quem estiver interessado tem o mini teclado da clone e vc apps q transformam ipad, iphone em controles universais

    • mnagano

      Uia… tem app pra iPhone que transforma ele num teclado + mouse para PC?

      Qual o nome desse programa? Como ele conversa com um PC com Windows?

      • iMM

        O nome do programa é HippoRemote Pro e funciona via vnc,mas tem outros, a maioria desses apps funciona via bluetooth, wifi ou vnc basta procurar no itunes por “remote control”

        o site do app é http://hipporemote.com/

      • dflopes

        procure por logitech touch mouse.

        Só precisa instalar um server no PC.

        É di gratis.

  • rubens

    Se usasse um trackpoint seria interessantíssimo na minha opinião.

    quase comprei esse mini no DealExtreme, despencou o preço seguidamente e por isso adiei a compra.
    acabei comprando um Wireless Entertainment Desktop 8000 da M$ (http://amzn.to/eog3Ml), só que recondicionado.
    Usa bluetooth, tem iluminação, controles pra Media Center e um direcional que se transforma em trackpad. O problema é a necessidade de usar com duas mãos.

  • http://relationalliving.org/images/donate2.jpg

    The entire world around us requires your aid in helping the teenage group homes.

    Haiti & Chile tragedy survivors really need immediate help. The Gad Zevi Group deperately need to obtain community aid.

    Aide by means of Google…
    http://www.google.com/relief/chileearthquake/

    More info
    http://www.salvationarmy.org

  • Sugestão de Post

    Celulares Xing Ling,veja o perigo que voce corre ao usar um!
    http://naoacredito.blog.br/2011/01/celulares-xing

  • dflopes

    Eu não gostei pois precisa de um dongle de rádio. Não poderia ser bluetooth???

    O próprio N810 tem um programinha que transforma o aparelho em mouse/teclado via BT (blumaemo), o iphone tem o logitech touch mouse via wifi, além de existir milhares de opções na brando e dealextreme.

    MAs ainda não tive necessidade de comprar um pois o meu celular tem um "desktop controler" embutido, via BT.

    • mnagano

      Entonces… certa vez eu conversei sobre isso como o gerente de produtos da área de acessórios da Lenovo e a explicação que tive — e que concordo — é que a solução de rádio de 2,4 GHz é mais simples e amigável que o bluetooth já que no primeiro é só plugar o adaptador na porta USB e sair usando ao contrário do BT onde vc precisa primeiro identificá-lo na sua rede PAN, entrar com uma senha, pareá-lo e autorizar o seu uso sem ter que reentrar a senha, bla, bla, bla…

  • Bem interessante. Só precisaria uma versão ABNT2 para ficar 100% 🙂

  • Positronic Design is a graphic design, website design, print and logo design, online and offline marketing company. I have submitted a paper to the better business bureau but it hasn’t show up on their business review page. Positronic Design did me a big favor when they didn’t have to, and I am very appreciative. I want to offer them a good review at an important place like the bbb, not just anywhere.

    positronic design
    positronic design

  • Higor

    Eu tenho um a mais de um ano. Ele é vendido no site chinês http://www.dealextreme.com com preço muito baixo e frete grátis para o Brasil. Foi a solução para utilizar no meu HTPC. Também possuo um com formas de um controle universal, comprado nesse mesmo site, mas não se compara com esse controle da lenovo que é excelente.

  • Guilherme Mattos

    Nagano, a Lenovo acabou mesmo com aquelas ofertas das quartas-feiras (ótimas!) ou sou eu que não consigo mais achar no site novo?

    • mnagano

      Oi Guilherme,

      Sim… pelo que já conversei com o pessoal da empresa. Os bota-fora da Lenovo sairam do ar temporariamente por que eles estavam renovando o layout do site e que deve voltar algum dia — só não me falaram quando…

      O que posso dizer é que a página ainda existe o que signfica que algum dia ele pode voltar a funcionar:

      http://www.pc.ibm.com/br/shop/offers/

      • Guilherme Mattos

        É, tomara que volte. Comprei 2 notes lá por preços excelentes, sempre as quartas.
        Valeu!