Lenovo e CCE: o fim do casamento

L

A Lenovo Brasil se livrou da marca CCE, mas isso não significa que ela vai deixar de existir.

A Lenovo Brasil confirmou hoje uma história de bastidor que este ZTOP vem ouvindo faz algum tempo: a marca CCE não faz mais parte do grupo chinês e voltou para as mãos dos antigos donos.

Para quem não se lembra, a CCE Info foi comprada pela Lenovo Group em 2012, realizando assim um longo desejo de adquirir uma fabricante local para expandir seus negócios no Brasil. Antes dela, a empresa também flertou com a Positivo e a Itautec.

Lenovo_CCE

Três fontes independentes de mercado já tinham comentado o fato de que a Lenovo vem se reunindo com representantes do varejo para informar que não irá mais fabricar nem distribuir produtos com a marca CCE, mas as vendas prosseguirão com os estoques remanescentes e a garantia dos seus produtos será honrada pela empresa, baseada no número de série de cada equipamento.

Em abril, a Lenovo já tinha encerrado a fabricação de TVs da marca CCE.

As fábricas de Manaus (adquiridas junto com a marca CCE por R$ 300 milhões em 2012) também já foram devolvidas para a família Sverner — controladora do grupo Digibrás — que vai manter a fabricação de produtos CCE. Daí entendemos que o mercado brasileiro irá conviver por algum tempo com produtos “CCE feito pela Lenovo” e “CCE feito pela Digibrás“.

A Lenovo ainda possui uma moderna fábrica e centro de distribuição na região de Itu, no interior de São Paulo, que produz equipamentos da linha ThinkPad e Lenovo séries Y e G, e que se mantém com a fabricante chinesa.

O comunicado oficial da Lenovo diz o seguinte:

A Lenovo informa que, como parte de seus esforços para aprimorar sua eficiência operacional e a rentabilidade do negócio de PCs globalmente e no Brasil, concordou em vender a marca e a fábrica da CCE para seus antigos proprietários, a família Sverner.

Em meados de agosto, as companhias firmaram um acordo comercial e essa mudança é parte do foco estratégico da Lenovo em produtos de maior valor agregado.

A Lenovo reforça o seu comprometimento com o mercado brasileiro e seus consumidores, mantendo suas operações na fábrica em Itu, no interior de São Paulo, assim como sua linha Premium de PCs, servidores (incluindo a linha System X recentemente adquirida) e os produtos mobile com a marca Motorola.

 

Sobre o autor

Os donos da casa

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos