Gadget (de IoT) do dia: Lavadora conectada LWI13 da Electrolux

G

Primeira top load nacional com conexão Wi-Fi do mercado lava até 13 quilos de roupas e pode ser gerenciada remotamente pelo aplicativo Electrolux Home+

Da série a internet das coisas vai pegar você (ou pelo menos deixar sua roupa mais limpa)” a Electrolux anunciou recentemente a sua nova Lavadora Conectada Premium Care LWI13 de 13 kg…

… que ela afirma ser a primeira top load do mercado com recursos de conectividade:

Jogue a primeira pedra aquele que jamais esqueceu de botar aquele último pé de meia na lavadora

Sim, já existem por aqui lavadoras conectadas e até com inteligência artificial mas o que a empresa afirma é que seu modelo (com abertura por cima) é a preferida dos Brasileiros que — ao contrário das lava e seca com abertura frontal — a LWI13 tem a vantagem do usuário poder intervir no processo de lavagem a qualquer momento, como por exemplo, para colocar ou retirar uma peça de roupa no cesto mesmo depois de iniciado o ciclo de lavagem, o que pode ser algo banal numa top load mas meio complicado — se não impossível — num modelo com porta na frente.

Como o próprio nome sugere, a Premium Care LWI13 tem capacidade máxima de até 13 quilos de roupas e conta com um alimentador de sabão e amaciante com tecnologia Jet&Clean que, segundo a empresa, dilui até 100% do sabão e amaciante, evitando manchas e re-lavagens, além de manter o dispenser sempre limpo e sem resíduos.

Fora isso, ete também conta com cesto em aço inox e um filtro pega fiapos

… com volume de filtragem 5 vezes maior que outros modelos da casa (como o LT10B) que retém aqueles fiapos desagradáveis que podem ficar grudado nas roupas após a lavagem. Com isso (ou mais exatamente com menos isso) elas ficam com melhor aparência e mais bem cuidadas.

Casa inteligente

Fora isso, o grande atrativo dessa lavadora é que ela possui interface Wi-Fi e, com isso, pode se conectar com o Electrolux Home+, um aplicativo para iOS e Android que permite monitorar e controlar remotamente a LWI13 permitindo por exemplo, ligá-a à distância ou mesmo agendar o seu horário de funcionamento. Fora isso também é possível escolher e programar os ciclos de lavagem (num total de 12 operações pré-definidas) criando assim procedimentos personalizados e sob medida para o gosto do usuário. E ao fim do processo a máquina ainda envia uma notificação para o celular conectado.

Vale a pena ressaltar que o Electrolux Home+ não é uma mero app de lavadora e sim o elemento central de uma estratégia bem maior da empresa na área de casa conectada, onde um único app é capaz de gerenciar diversos produtos da casa por meio de rotinas inteligentes além de também servir como um canal de comunicação direto com a empresa com acesso rápido a produtos e serviços, dicas e suporte técnico, central de atendimento, notificações de manutenções preventivas e até acessa a lojinha da Electrolux.

Segundo a empresa seu app já é compatível com a Geladeira/Refrigerador French Door Inox Conectado 540L (DM91X) e os condicionadores de ar modelos: XI09F, XI09R, XI12F, XI12R entre outros.

Vida sustentável

Em setembro deste ano a Electrolux completou anos de fundação sendo que para comemorar a ocasião ela assumiu o compromisso global de proporcionar uma vida melhor e mais sustentável para a sociedade em todo o mundo até o ano de 2030.

Para isso, do total do faturamento da América Latina, 5% será destinado à inovação para o desenvolvimento de produtos, serviços e operações que reduzam o impacto ambiental, por meio de iniciativas simples e aparentemente banais como criar uma lavadora que não maltrate tanto as roupas, fazendo assim com que elas possam ser usadas por mais tempo.

Simples não?

A LWI13 está disponível apenas na cor branca nas versões de 110 ou 220 volts com preço sugerido de R$ 2.549 e já pode ser encontrada na lojinha da empresa.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos