Gadget do dia: Lava e Seca LG com AI DD

G

Novas lavadoras da LG utilizam técnicas de Deep Learning para determinar o ciclo de lavagem ideal para cada quantidade e tipo de tecido.

Da série “a Inteligência Artificial vai pegar você (ou pelo menos deixar sua roupa mais limpa)”, a LG Electronics do Brasil anunciou hoje sua nova linha de lavadora de roupas Lava e Seca LG VC com inteligência artificial AI DD que, segundo a empresa, vem com a proposta de “uma nova forma de lavar roupas que garante maior agilidade, praticidade e assertividade durante todo o processo.”

A grande sacada desse produto é que, ao contrário dos modelos tradicionais que oferecem dezenas de modos, programas, funções e ajustes finos diversos para cada tipo e quantidade de roupa — o que para alguns é algo meio cabalístico que beira o esoterismo…

… a proposta da LG é de simplificar ao máximo essa tarefa utilizando (surpresa! surpresa!) a tecnologia de Inteligência Artificial para determinar automaticamente qual o melhor ajuste para lavar as peças de roupa que foram colocadas na máquina.

Simples, não?

Aprendizado profundo

Para isso, a empresa realizou um estudo com ~20.000 lavagens, cujos dados foram analisados por meio de Deep Learning para ensinar a lava e seca a identificar automaticamente, com a ajuda de sensores, qual o tipo do tecido que entrou na máquina e, junto com outros dados, como o peso da carga de roupas, ser capaz de determinar (por meio de inferência?) qual o padrão de lavagem ideal:

Desse modo o movimento do cesto é ajustado na medida mais adequada para essa carga de roupas, o que — segundo a LG — causa até 18% menos danos aos tecidos.

Fora isso, a nova linha também oferece recursos bem interessantes como o chamado modo TurboWash 360º, um ciclo de lavagem mais rápido e eficiente executado em apenas 39 minutos ou 34% menos que os ciclos normais…

… e o sistema de vapor Steam+ que elimna 99,9% dos agentes alergênicos dos tecidos e entrega roupas mais fáceis de passar diminuindo os amassados em até 30%.

Segundo a empresa, com a LG AI DD também é possível lavar mais em um espaço menor, isso porque ela mede apenas 60 x 85 x 56 cm (LxAxP) e seu cesto interno de aço inox tem capacidade de 11 kg na lavadora e 7 kg na secadora, ou seja, um quilo a mais do que os modelos anteriores na função secar.

Essa lavadora também é compatível com a a TWIN Wash Mini

… um curioso acessório opcional na forma de uma mini máquina de lavar com capacidade para apenas 2 kg de roupa que pode ser usada para lavar peças de roupas mais sensíveis ou quantidades de roupas tão pequenas que não vale a pena ligar a lava e seca maior, economizando água e energia.

Fora isso ela também poderia ser usada para lavar aquelas peças de roupa que, de tão sujas, o consumidor pode não querer misturar com outras até por receio de contaminação, caso de panos de chão, o cobertor do gato (cheio de pêlos) ou até mesmo aquele tapetinho do cachorro que ele resolveu usar de banheiro no lugar da folha de jornal.

Lavadora conectada

E como era de se esperar de uma empresa que também fabrica TVs e smartphones, essa nova linha LG VC também incorpora recursos de casa inteligente, de modo que ela pode ser controlada e monitorada por meio do aplicativo LG ThinQ. O app permite programar a lavagem de roupas remotamente. Fora isso ainda é possível fazer downloads de ciclos extras pelo app, o que torna a experiência de uso ainda mais personalizada:

Também vale a pena ressaltar que esse sistema já é compatível com o Google Assistente e o Alexa da Amazon (que agora fala português) para controlar a lavadora por meio de comandos de voz.

Disponibilidade e preço

A nova linha de Lava e Seca AI DD da LG já está disponível na principais lojas do ramo, sendo que ela é formada por quatro modelos de Lava e Seca com duas capacidades (10,5 Kg e 11 Kg) e um modelo que só lava nas cores aço escovado, aço escovado black e branco.

Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos