IDF 2009: Larrabee mostra sua cara (disse oi e tchau!)

I

larrabee_intro

IDF 2009 — Acabou o mistério… numa aparição mais ou menos inesperada, Sean Maloney, vice-presidente de arquitetura da Intel, mostrou em seu keynote uma demo funcional da GPU Larrabee.

Segundo Steve Smith ,VP de gerente geral do grupo de Digital Enterprise, a versão apresentada ainda é baseada numa versão preliminar do Larrabee e estava rodando uma cena em 3D no seu modo nativo gerando as imagens por meio de ray-tracing e não via DirectX ou OpenGL.

larrabee_desktop_small

Segundo a Intel, algumas amostras desse produto (na forma de uma placa de vídeo) já circulam entre desenvolvedores para fazerem experiências com seus códigos, de modo que apesar de a qualidade da imagem ser realmente boa, não foi feita nenhuma demonstração ligada ao seu desempenho.

Acredito que essa demo aconteceu mais para mostrar que o Larrabee vai bem, obrigado, além de acabar com a (má) impressão de que o Larrabee podia não passar de um vaporware para azucrinar a concorrência, em especial o pessoal de verde de Santa Clara.

Segue abaixo um pequeno vídeo que mostra o Larrabee rodando uma cena de jogo em 3D, fazendo ray tracing em tempo real:

Fora isso, reconheço que nunca vi tanta gente se amontoando para fotografar um desktop azul com monitor do lado.

larrabee_fotografos

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos