Kodak Ektra — Uma câmera-smartphone para entusiastas de fotografia

K

Novo smartphone com Android 6.0 vem equipado com câmera traseira de 21 megapixels e processador MediaTek Helio X20.

A Kodak anunciou ontem (20), o Kodak Ektra, um smartphone para fãs e entusiastas de fotografia:

kodak-ektra-smartphone-overall

Seu design minimalista e super retrô combina elementos clássicos das antigas câmeras de filme das décadas de 1930~40 como acabamento em couro (sintético?) com bordas em metal cromado.

kodak-ektra-embossed

E como era de se esperar de uma câmera-smartphone, a Ektra possui uma pequena empunhadura na sua base com botão de disparo, o que melhora a sua pegada na hora de bater uma foto.

kodak-ektra-botao-disparo

E também fica claro que sua linha de acessórios também foi concebida para ajudar o usuário a entrar no clima, né?

kodak-ektra-capa1

kodak-ektra-capa2

kodak-ektra-capa3

Já a sua plataforma de hardware é baseada na tecnologia Mediatek, já que vem equipada com o novo processador Helio X20 decacore de 2,3 GHz (o mesmo tipo usado no Quantum Fly) com 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (expansível via cartão microSD), tela LCD IPS Full HD (1.920 x 1.080 pixels com densidade de 441 ppp) protegido por uma camada de vidro Gorilla Glass da Corning.

Sua bateria é de 3.000 mAh e ele já vem com um conector USB 3.0 tipo C com suporte para carregamento rápido. O sistema operacional é o Android 6.0 “Marshmallow”. Fora isso, a empresa não divulgou detalhes mais específicos como suporte para dual-SIM, redes compatíveis, autonomia da bateria etc.

kodak-ektra-vistas

A câmera traseira vem equipada com um sensor de 21 megapixels + objetiva de 26.5 mm (equiv.) / f2.0 com sistema de estabilização OIS, sistema de foco PDAF com suporte para HDR, gravação em 4K etc. Já sua câmera dianteira tem resolução nativa de 13 MP, o que é algo que vimos apenas no Asus Zenfone Selfie. Seu sistema de flash é o LED bicolor disponível só para a câmera traseira — ou seja — nada de flash de xenônio (boo!)

kodak-ektra-lente

Já o app de câmera foi otimizado pela empresa e incorpora um disco de seleção de modos do mesmo tipo usado nas DSLR, onde o usuário pode rapidamente alternar os diversos modos disponíveis como Smart Auto, Portrait, Sports, Bokeh, Night-time, HDR, Panorama, Macro, Landscape, Film / Video e Manual. Neste último modo, o usuário pode ajustar a velocidade do disparador, nível de exposição, ISO, foco, balanço de branco com direito a pré-visualização da imagem mesmo antes dela ser capturada.

kodak-ektra-camera-app

Fora isso, essa câmera ja vem com o editor de imagens Snapspeed e o gravador de vídeo Super 8, que possui filtros que emulam o visual dos filmes de 8mm da Kodak.

A Kodak Ektra será lançado ainda neste ano inicialmente na Europa pela bagatela de £ 449 (~US$ 548 ou R$ 1.726). Mais informações aqui e aqui.

Ainda em tempo:

Para quem não sabe, a primeira vez que a turma da caixinha amarela batizou uma câmera de “Ektra” foi em 1941, época em que a empresa lançou a Kodak Ektra sua mais ambiciosa tentativa de passar a perna nas marcas alemãs — como a Leica e Contax — com um sistema de câmera e lentes para filme 135 totalmente orgulhosamente desenvolvida nos EUA.

ektra_system

Reza a lenda que seu mecanismo de disparo é notoriamente não-confiável ao ponto de alguns colecionadores estimarem que menos de 5% das Ektras produzidas (2.000~2.500 unidades) ainda funcionam.

Depois disso, esse nome também foi usado numa linha de câmeras compactas de filme 110. Entre elas a Ektra 200 com sua genial capa protetora integrada que também era usada como uma manopla para segurar melhor a câmera na hora de tirar uma foto.

kodak-ektra-110

O modelo Ektra 10 chegou a ser comercializado no Brasil.

 

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos