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[Japão] VendorPhoto: a vending machine que tira selfies

Nova VendorPhoto dá uma foto digital de brinde para todo cliente que comprar uma… bebida.

A Kirin Beverage Co. (dona da marca Schincariol no Brasil) anunciou no Japão uma nova vending machine “inteligente e conectada” que tira selfies — a VendorPhoto — que começa a ser instalada em locais públicos a partir deste mês.

Kirin_vendorphoto_overall

Desenvolvida em parceria com o serviço de mensagens Line e a Intel do Japão, o sistema vem com uma vitrine de produtos com plataforma computadorizada (numa tentativa de dizer “olha, isso é Internet das Coisas” para o público geral, por conta dos demais recursos conectados da máquina), equipada com um grande painel LCD com interface de toque e uma webcam.

E, claro, como é um grande painel de sinalização digital, a tela grande apresenta animações, propagandas e outras informações relevantes como data e hora, previsão do tempo e, em situações de contingência como um terremoto ou tsunami — até apresentar alertas de emergência e orientar o público que estiver ao redor a procurar um abrigo seguro.

Kirin_vendorphoto_painel

Porém, a grande sacada desse sistema é que ela possui uma aplicação (baseada numa API da Line), que permite que todo cliente que realizar uma compra tenha direito a uma foto (tirada pela própria máquina) …

Kirin_vendorphoto_selfie_taking

… que depois de receber alguns efeitos criativos e grafismos bacanas, pode ser enviada pela internet para o smartphone do cliente por meio do serviço Line:

Kirin_vendorphoto_selfie_viewing

Essa tecnologia também oferece outras facilidades, como por exemplo, apresentar mensagens em outros idiomas (inglês, chinês ou coreano), o que pode ser uma mão na roda à medida que o Japão se prepara para receber um maior fluxo cada vez maior de turistas estrangeiros até às próximas olimpíadas de verão de 2020 em Tóquio.

De um certo modo, esse equipamento não deixa de ser um tablet gigante ligado na Internet e que também vende bebidas (duh!), mas o seu potencial pode ir muito além dessa simples brincadeira de tirar fotos, já que ela pode ser uma valiosa ferramenta de interação e marketing digital, em especial no que se refere a sua capacidade de coletar informações precisas sobre qual bebida está sendo consumida por que tipo de cliente, a que horas e sob quais condições de tempo.

Tais informações podem ser bem muuito interessantes no gerenciamento e reposição de estoques, planejamento de vendas e até para estabelecer uma estratégia de preços diferenciada, como por exemplo, aumentar o preço das bebidas geladas quando o calor aumenta muito e baixá-los nos dias de chuva/inverno. Além disso, o sistema também pode receber instruções especiais da sua central de controle para — por exemplo — liberar o seu estoque de garrafas d’água nos locais atingidos por um desastre natural, aliviando assim o sofrimento das vítimas.

Fora isso, a câmera pode ser usada em conjunto com um programa de reconhecimento de faces, para “observar e analisar” algumas características do cliente — como sexo e faixa de idade — e relacionar isso ao produto que ele adquiriu, permitindo assim fazer análises e identificar padrões de comportamento do tipo “jovens adultos tomam café de manhã e cerveja à noite”, “moças preferem água ou suco”, “pessoas de mais idade evitam bebidas muito frias”, “editores de teste com cara de maluco tomam até Fanta Uva sem gelo se não tiver Coca-Cola na máquina”  e assim por diante.

A partir disso é possível criar perfis de consumo que a máquina pode utilizar de uma maneira ainda mais proativa, como por exemplo, usar essa mesma ferramenta de reconhecimento de faces para identificar a aproximação de um cliente, estimar o seus gostos pessoais e fazer algumas sugestões de bebida no melhor estilo “e ai prezado cliente (com cara de doido)… Que tal uma Fanta Uva sem gelo?” 😉

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Durante o IDF de 2012, Dadi Perlmutter — na época Chief Product Officer da Intel — apresentou no seu keynote sobre “Internet das Coisas” uma vending machine criada em parceria com a empresa (da Argentina?) SIA Interactive

Kirin_vendorphoto_intel_machine

… que realiza praticamente que as mesmas funções da VendorPhoto da Kirin:

Legal, né? Quem disse que só os nipões tem boas idéias?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Vagner Ligeiro Abreu 14/10/2015, 09:52

    Será que na verdade esta “Vending Machine” nipônica não teria origem justamente no conceito apresentado? 🙂

    E imagino uma desta vendendo tubaína por aqui 🙂

    Quanto a “grande sacada”, cara, você vai me achar esquisito, mas para mim, a melhor que tem no equipamento é justamente ele estar conectado na internet e ter um sistema de avisos. Imagino um deste no Metrô paulistano com alerta da situação de linhas por exemplo (sim, sei que tem as telas informativas). Ou com qualquer outra informação relevante.

    Quanto a tirar fotos e fazer um perfil de dados, realmente achei interessante também, mas acho que por aqui seria desprezível em um primeiro momento devido ao pessoal implicar com a privacidade. Sei lá, bastaria alguém botar na “grande imprensa” (ou em uma corrente do Whatsapp) que “máquinas da Itubaína tiram fotos e pegam suas informações pessoais” para criar uma corrente negativa.

    • Mario Nagano 14/10/2015, 10:34

      Deixa ver se entendi… Se a dúvida é se a máquina da Kirin não seria uma cópia da máquina da SIA Interactive, minha resposta é que “pode até ser”, já que ela também foi desenvolvida em parceria com a Intel.

      A diferença neste caso é que a máquina da SIA está mais um experimento de interatividade e/ou ação de marketing, enquanto que a japonesa é um equipamento de linha cujo foco é vender bebidas e não avisar se o trem está ou não no horário.

      Uma coisa que não citei nessa nota é que um dos destaques dessa notícia é a API da Line usada nesta máquina, e que foi criada especialmente para interligar aplicações de negócios ao ecossistema do aplicativo que é insanamente popular na Ásia.

      Com relação a invasão de privacidade, ela faz o que qualquer balconista, pasteleiro, garçom ou caixa de boteco também faz a décadas, ou seja, olha para a cara do cliente e observa algumas características como sexo, faixa de idade e o que está consumindo, e se o cara for esperto, irá usar essa informação (que alguns podem chamar de experiência no ramo) para melhorar o seu negócio. Algo que alguns expertos pomposamente chamam de business intelligence.

      E para se proteger disso, só usando uma máscara, lenço, capacete ou até um saco na cabeça sob o risco de ser confundido com um assaltante.

      AFAIK a máquina da Kirin não tem interesse no seu seu nome, onde mora nem o que você faz da vida — e isso sim é pegar informações pessoais.

      • Vagner Ligeiro Abreu 14/10/2015, 10:44

        Sim sim 🙂 Quanto a identificação, olhar para a cara do cliente e identificar os padrões de consumo talvez tenha um pouco de informações pessoais aí .Como falei, é interessante. O ruim é que se um dia isso vir, e alguém tiver uma má intenção, provavelmente pode criar uma informação negativa sobre esta máquina.

        Ah! Acho que vi uma máquina com telão na Rua Direita ou em algum outro lugar do centro velho. Só não tira fotos ou é tão inteligente quanto esta, imagino 🙂 .

        • Mario Nagano 14/10/2015, 10:55

          Bom, como qualquer câmera de segurança as pessoas nem sabem que estão sendo monitoradas. E mesmo sem ela, qualquer pessoa que compre algo em algum lugar pagando com cartão pode ser, de algum modo, monitorado e seus dados de consumo rastreado e analisados.

          By the way, esse sistema de sugestões baseado na sua cara já funciona no Japão:

          https://www.youtube.com/watch?v=hNbUCKT_aho

          Yep, Big Brother is real!

  • dflopes 20/10/2015, 17:36

    Falaram Fanta Uva? Suco de Uva integral? Soja com sabor uva? Vinho? Xarope de Uva?
    Presente!