[Japão] VendorPhoto: a vending machine que tira selfies

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Nova VendorPhoto dá uma foto digital de brinde para todo cliente que comprar uma… bebida.

A Kirin Beverage Co. (dona da marca Schincariol no Brasil) anunciou no Japão uma nova vending machine “inteligente e conectada” que tira selfies — a VendorPhoto — que começa a ser instalada em locais públicos a partir deste mês.

Kirin_vendorphoto_overall

Desenvolvida em parceria com o serviço de mensagens Line e a Intel do Japão, o sistema vem com uma vitrine de produtos com plataforma computadorizada (numa tentativa de dizer “olha, isso é Internet das Coisas” para o público geral, por conta dos demais recursos conectados da máquina), equipada com um grande painel LCD com interface de toque e uma webcam.

E, claro, como é um grande painel de sinalização digital, a tela grande apresenta animações, propagandas e outras informações relevantes como data e hora, previsão do tempo e, em situações de contingência como um terremoto ou tsunami — até apresentar alertas de emergência e orientar o público que estiver ao redor a procurar um abrigo seguro.

Kirin_vendorphoto_painel

Porém, a grande sacada desse sistema é que ela possui uma aplicação (baseada numa API da Line), que permite que todo cliente que realizar uma compra tenha direito a uma foto (tirada pela própria máquina) …

Kirin_vendorphoto_selfie_taking

… que depois de receber alguns efeitos criativos e grafismos bacanas, pode ser enviada pela internet para o smartphone do cliente por meio do serviço Line:

Kirin_vendorphoto_selfie_viewing

Essa tecnologia também oferece outras facilidades, como por exemplo, apresentar mensagens em outros idiomas (inglês, chinês ou coreano), o que pode ser uma mão na roda à medida que o Japão se prepara para receber um maior fluxo cada vez maior de turistas estrangeiros até às próximas olimpíadas de verão de 2020 em Tóquio.

De um certo modo, esse equipamento não deixa de ser um tablet gigante ligado na Internet e que também vende bebidas (duh!), mas o seu potencial pode ir muito além dessa simples brincadeira de tirar fotos, já que ela pode ser uma valiosa ferramenta de interação e marketing digital, em especial no que se refere a sua capacidade de coletar informações precisas sobre qual bebida está sendo consumida por que tipo de cliente, a que horas e sob quais condições de tempo.

Tais informações podem ser bem muuito interessantes no gerenciamento e reposição de estoques, planejamento de vendas e até para estabelecer uma estratégia de preços diferenciada, como por exemplo, aumentar o preço das bebidas geladas quando o calor aumenta muito e baixá-los nos dias de chuva/inverno. Além disso, o sistema também pode receber instruções especiais da sua central de controle para — por exemplo — liberar o seu estoque de garrafas d’água nos locais atingidos por um desastre natural, aliviando assim o sofrimento das vítimas.

Fora isso, a câmera pode ser usada em conjunto com um programa de reconhecimento de faces, para “observar e analisar” algumas características do cliente — como sexo e faixa de idade — e relacionar isso ao produto que ele adquiriu, permitindo assim fazer análises e identificar padrões de comportamento do tipo “jovens adultos tomam café de manhã e cerveja à noite”, “moças preferem água ou suco”, “pessoas de mais idade evitam bebidas muito frias”, “editores de teste com cara de maluco tomam até Fanta Uva sem gelo se não tiver Coca-Cola na máquina”  e assim por diante.

A partir disso é possível criar perfis de consumo que a máquina pode utilizar de uma maneira ainda mais proativa, como por exemplo, usar essa mesma ferramenta de reconhecimento de faces para identificar a aproximação de um cliente, estimar o seus gostos pessoais e fazer algumas sugestões de bebida no melhor estilo “e ai prezado cliente (com cara de doido)… Que tal uma Fanta Uva sem gelo?” 😉

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Durante o IDF de 2012, Dadi Perlmutter — na época Chief Product Officer da Intel — apresentou no seu keynote sobre “Internet das Coisas” uma vending machine criada em parceria com a empresa (da Argentina?) SIA Interactive

Kirin_vendorphoto_intel_machine

… que realiza praticamente que as mesmas funções da VendorPhoto da Kirin:

Legal, né? Quem disse que só os nipões tem boas idéias?

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

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