ZTOP+ZUMO

Kingston DataTraveler Workspace: Um memory key que roda Windows 8

IDF 2012: Empresa mostra pendrive compatível com a tecnologia Windows To Go.

Tradicional fabricante de memórias SDRAM e dispositivos de memória Flash, a Kingston esteve presente no showcase do Intel Developer Forum 2012 que aconteceu  na semana passada em San Francisco, mostrando seus novos produtos, incluindo alguns que ainda nem chegaram ao mercado.

Entre as novidades apresentadas pela empresa estão um protótipo de um pente de memória DDR3 de 1.866 MHz…

… e um pente de memória SODIMM com ECC para uso em micro-servidores.

Fora isso, a empresa apresentou toda a sua linha de discos SSD, incluindo modelos compactos de baixa capacidade (~32/64 GB) para uso como cache de disco com tecnologia ISR (Intel Smart Response) e modelos mais mainstream de até 480 GB.

Entretanto, o seu produto mais interessante estava meio que escondido no gabinete do desktop que rodada Windows 8:

Um novo memory key da linha DataTraveler Workspace que estava funcionando como disco de sistema — ou seja — ele continha uma cópia do Windows 8 funcionando sem problemas.

Segundo Mike Mohney gerente de tecnologia da Kingston, esse novo memory key vem com 32 GB de memória flash e para garantir o máximo desempenho ele utiliza o mesmo controlador de memória de um disco SSD convencional + porta USB 3.0.

A grande sacada nesse caso é que ele foi certificado pela Microsoft para utilizar o Windows To Go, uma nova tecnologia que permite criar um ambiente operacional completo baseado em Windows 8 que rode a partir de um memory key. O interessante é que esse ambiente pode ser gerenciado por meio de ferramentas corporativas comuns como o SCCM e as políticas de grupo do Active Director.

Isso permite por exemplo, que um funcionário de uma empresa possa literalmente levar o seu ambiente de trabalho do escritório  (SO + aplicações) literalmente no seu bolso e reproduzi-lo em qualquer computador, o que pode ser uma opção interessante para aqueles que trabalham remotamente de casa, com a vantagem de não mexer no sistema já instalado no computador. Vale a pena observar que o Windows 8 não virá pré-instalado no mesmo, de modo que o usuário deverá ter uma cópia legalizada desse SO para instalar no mesmo.

A previsão é que o novo Data Traveler Workspace chegue ao mercado logo após o lançamento do Windows 8 em outubro, nas versões de 32, 64 e 128 GB a preços ainda a serem anunciados.

Depois das mostrar as novidades, Mohney também falou um pouco sobre o fim da parceria da Intel na comercialização de seus discos SSDs pela Kingston. Ele disse que esse acordo foi proveitoso para ambos os lados já que ao mesmo tempo que a Intel teve acesso a uma rede de distribuidores/clientela que ela praticamente desconhecia, a Kingston pode explorar um novo segmento de mercado mesmo sem ter um produto próprio.

Uma situação “ganha-ganha” como dizem os americanos. 🙂

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.