ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: King Jim Digital Earphone MM2000

Nova versão do fone cancelador de ruídos da empresa promete ser mais confortável, resistente, capaz de reduzir o nível de ruído em até 95% mas ainda não serve para ouvir música!

Em 2014 falamos aqui neste ztop+zumo do lançamento do Digital Ear MM1000 da King Jim, um curioso fone de ouvido equipado com recurso de cancelamento ativo de ruído (como nos notórios QuietComfort da Bose) que trouxe a promessa de reduzir aqueles sons indesejáveis e até mesmo irritantes ao nosso redor, proporcionado assim um ambiente mais tranquilo e confortável para quem o utiliza:

Porém, o MM1000 tem uma característica bem muito incomum que é o fato dele não funcionar como fone de ouvido, ou seja, ele não possui entrada de som o que o impede, por exemplo, de ser usado para ouvir música.

Isso pode parecer bizarro neste nosso mundo conectado, mas como já dissemos antes a idéia do MM1000 é de proporcionar ao seu usuário um ambiente de trabalho, estudo e até mesmo de descanso mais tranquilo e silencioso, melhorando assim a sua capacidade de relaxamento, concentração e até mesmo de produtividade!

E tudo isso sem precisar se desligar do mundo, já esse fone não elimina certos tipos de sons — como a queda de um objeto, a campainha da porta ou do telefone e até mesmo da voz humana — o que faz com que o usuário não perca o contato auditivo com o ambiente ao seu redor, ao contrário do que pode acontecer com aqueles que usam fones de ouvido (com a música muito alto) o que pode ser algo bastante prejudicial para a saúde do usuário — em especial para seus ossos — caso seja atropelado por um carro ou motoboy afobado ao atravessar a rua.

Sob este ponto de vista, ele produto da King Jim estaria mais para um tapa ouvido hi-tech do que um fone propriamente dito.

Mas como as coisas tem que evoluir, passados quatro anos do lançamento do MM1000 a King Jim anuciou o seu sucessor — o Digital Earphones MM 2000 — que traz diversas melhorias como um design mais compacto e moderno, bateria recarregável e maior resistência ao uso intenso.

Isso porque esse novo modelo atende as normas de resistência IPX2 (que suporta respingos d’água quando o dispositivo é inclinado a 15° em relação ao seu eixo vertical por até 10 minutos) e IP52 (resistente a entrada de poeira) ele agora pode ser usado em ambientes mais agressivos como canteiro de obras ou chão de fábrica.

Fora isso sua bateria agora é do tipo recarregável (com tecnologia de ions de litio) via porta USB com tempo de recarga máximo de ~3 horas e autonomia estimada em ~50 horas dependendo das condições de uso. Entre os acessórios inclusos a empresa também incluiu um par de capinhas para os fones feita de borracha de uretano, que é mais confortável e proporciona um melhor isolamento sonoro se comparado com os modelos de silicone.

E é claro que depois de 4 anos o seu circuito de redução de ruído do MM2000 também foi melhorado, reduzindo o nível de ruídos do ambiente (abaixo de 300 Hz) em até 95% / -25dB contra 85% / -20dB do MM1000. Ele pesa apenas 17 gramas e sua correia mede 54 cm e está disponível apenas na cor preta.

Segundo a empresa, esse produto tem o preço sugerido de 8.500 ienes (~R$ 281) + taxas e já pode ser encontrado na lojinha da empresa.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.