Japoneses criam carregador de celular a lenha

J

Novo produto foi criado para atender às populações atingidas por desastres naturais, como o último terremoto e tsunami na região de Tohoku em 11 de março.

Desenvolvido pela  TES NewEnergy Corp,Hatsuden Nabe é um utensílio na forma de panela que, ao ser usada para ferver água, transforma parte do calor desperdiçado em corrente elétrica que pode ser usado para alimentar dispositivos eletrônicos como celulares, rádios, lanternas etc. Para isso, ela possui um fio que sai do seu cabo e que termina num conector USB com saída de 5 volts.

Essa panela de 16 cm de diâmetro possui na sua base um material termoelétrico (desenvolvido pela própria empresa) que tira proveito de um fenômeno conhecido como Efeito Seebeck – ele utiliza a diferença de temperatura entre da fonte de calor (~ 550°C) e a água fervendo (~100°C) para gerar uma corrente elétrica de aproximadamente 200~250 mA, o suficiente para recarregar um smartphone em 3 ~ 5 horas.

A grande sacada nesse caso é que as pessoas podem preparar algo na panela ao mesmo tempo que recarregam seus dispositivos eletrônicos. Fora isso, essa solução não depende das condições do clima como nos painéis solares ou da força humana (caso dos geradores de manivela). E, por não possuir partes móveis, o Hatsuden Nabe é mais resistente, durável e difícil de quebrar.

Segundo o fabricante, a panela pode ser aquecida por diversas fontes de calor como fogo de lenha, carvão, gás etc. O que importa nesse caso é que a água consiga entrar em ebulição para gerar eletricidade. A potência máxima desse dispositivo é de 2 watts e possui um LED que indica o estado da corrente elétrica.

O Hastuden Nabe deve chegar ao mercado no final desse mês pelo preço sugerido de 24.150 ienes (~ R$ 480).  Mais informações aqui.

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos