ZTOP+ZUMO 10 anos!

Japão: a TV do futuro está na parede

Digital Wall

Digital Wall é o nome da televisão-conceito exposta no Panasonic Center, em Tóquio. Ocupando uma extensa parede (daí seu nome), é uma das previsões – que podem se concretizar ou não – em um futuro não muito distante.

É uma tela enorme, sensível ao toque, que pode sofrer inúmeras interferências do usuário: mexer quadros dentro da tela, ampliar um painel exibindo transmissão digital, fazer anotações, jogar uma bola virtual e vê-la quicar pela área útil, exibir comerciais de produtos em tamanho mais que real.

Muitas outras fotos da Digital Wall e uma hipótese de como ela funciona hoje depois do clique.

Digital Wall

O relógio em um momento está em um lugar…

Agora o relógio está em outra posição na tela.

…E agora está ainda maior!

A tela com mais informações…

Outra com video e fotos ao mesmo tempo

A minha teoria é que esse telão de vidro tem uma tecnologia sensível ao toque e vários projetores/computadores do lado de trás para processar tanta informação. É divertido. Mas vai demorar pra chegar algo tecnicamente possível (e compatível com nossos bolsos)…

Na mesma sala do Panasonic Center até tinha algo que lembrava o tal Surface, da Microsoft. Mas depois da brutalidade gráfica dessa tela enorme, ela foi ignorada por completo.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin