ZTOP+ZUMO

Já viu a “cara” do Windows 7?

P1050842

22 de outubro ainda está razoavelmente longe e, apesar de já termos instalado o Windows 7, sem querer caiu uma cópia em DVD do disco que parece ser uma versão final do 7 Ultimate.

P1050840

O número de série está do outro lado do envelope… E, como um bom DVD de instalação da Microsoft, é cheio dos detalhes antipirataria (como o holograma lá em cima que, dependendo do ângulo de visão, mostra “Microsoft” ou “Genuine”):

P1050841

Uma questão aos leitores (e ao Nagano): mídia física ainda importa para instalar um software? Será que essa é a última versão do Windows em disco? Eu acho que seria bem mais fácil criar pen drives de instalação e vendê-los em caixinhas.

Nagano comenta: A venda do Windows ou do Office numa mídia tão cheia de firula, dentro de uma embalagem toda estilosa tem sim o seu sentido: a de convencer o consumidor de que ele está pagando um valor justo (na opinião do pessoal de Redmond) por um produto original e legalizado. Em termos práticos estamos pagando pelo direito de usar um punhado de bits que poderiam ser até baixados da web, mas você pagaria 800 paus por isso?

Pelo menos o DVD é algo palpável que você pode mostrar pros amigos, impressionar as garotas e guardar debaixo do colchão.

Eu me lembro que na  época do DOS os fabricantes adotavam outra estratégia: a de vender seus programas com uma extensa — para não dizer exagerada — documentação impressa: algo como dois ou três livros de 300 ou 500 páginas cada. A idéia era que as pessoas poderiam até copiar o software, mas xerocar os manuais poderia ser algo tão caro e trabalhoso que valeria a pena comprar outra cópia original.

Aos poucos as pessoas estão se acostumando com a idéia de comprar “bits” . Um bom exemplo é o iTunes Store da Apple.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Alexandro 03/09/2009, 09:31

    Pode até ser, lembro do norton internet security que comprei em 2006, veio numa caixa enorme com um cd dentro, pra que tudo isso? Pra ficar bonito na prateleira?

  • rogerio 03/09/2009, 09:35

    Se eu não fizer alguem vai fazer esta pergunta: faz uma cópia pra mim? eheheheeheheh
    Qual a serie dessa versão? Usei a “famosa” RC 7100… Eh essa versão?
    Parabéns pelo site e aguardo mais novidades da Nokia, se é que teremos mais, principalmente do “Nokiatop” hehe
    Abraço
    Rogério

  • Éverton de Paula e Silva 03/09/2009, 09:44

    A Microsoft é meio antiquada quanto a isso (pelo menos é o que parece), ou cautelosa, pois ao criar mídias físicas ela não tem que mudar sua produção para este novo lançamento, sendo assim, menos custo ao meu ver, já que ela teria que desenvolver métodos anti-pirataria para que um pen-drive ou algo do gênero não fosse copiado.

    DvD ou Pen-Drive, de um jeito ou de outro, copias ilegais aparecerão mais cedo ou mais tarde… O que não podemos deixar de citar é a beleza, a ostentação da Microsoft é demonstrada toda nessa midia, porem acredito que essa ainda não é a versão final, e nem que a 7600 seja a build final do 7. O jeito é esperar realmente até 22 de outubro.

    • Henrique Martin 03/09/2009, 09:48

      @everton a versão final já está sendo entregue pra fabricantes e desenvolvedores via redes MSDN/TechNet, e grandes empresas com grandes contratos de licenciamento já estão fazendo o update. por isso, sim, tudo leva a crer que essa é a versão final no DVD.

  • rogerio 03/09/2009, 09:47

    aaahhhh esqueci: acho que seria mais “caro” o pendrive (talvez nem tanto, mas seria). E seria mais “facil” ainda copiar copiar copiar…

  • Fabricio Martins 03/09/2009, 09:48

    Com certeza seria mais prático venderem pen drives de instalação. Só acho que ainda seria mais caro que produzir uma simples mídia. Pra mim o custo é o principal problema para que isso venha a ocorrer em curto prazo.

  • dflopes 03/09/2009, 09:50

    idem ao comentário do alexandre… Veio uma CAIXA ENORME, para um cd e um manual (de algumas páginas)

    Consciencia ambiental Norton? FAIL

    E esse disco parece uma “serra para mármore”?! ehehe

  • Claudio 03/09/2009, 10:39

    Ai podem ficar calmos ja ja sai um crack pra ele…..
    hahahahahahahahaha…………………………………..

  • Rodrigo Reis 03/09/2009, 10:45

    Muito bonito este CD, fico impressionado com a qualidade das midias da microsoft. Comprei recentemente o Office 2007 e me apaixonei pelo CD. Tenho o CD no Windows NT e tambem ja tinha essa qualidade. Creio que sairia o mesmo custo criar os pen-drives 😀

  • Walter Mercado 03/09/2009, 12:15

    Estou usando a versão final na edição Professional (build 7600, a empresa assina o Action Pack) em português e até prefiro a maneira como recebi e instalei o sistema…
    Veio em uma ISO que instalei via pen drive, outra vantagem do método é a velocidade – quanto mais rápido for o pen drive, mais perceptível a diferença.

    O próprio Office 2007 tem uma página especial para download de versão pra instalar a partir de pen drives.
    Mas ainda não acho que o 7 (ou o 2008 R2) seja(m) a última versão em mídia óptica. Dúvido sim que lancem em blu-ray. :p

    @everton
    por que não seria?
    Tradicionalmente a Microsoft fecha o sistema meses antes do lançamento público para que as empresas testem e certifiquem suas máquinas antes. Dá tempo ainda para que sejam testados e aprovados drivers novos, etc.

  • Otávio 03/09/2009, 13:01

    Sou totalmente a favor de ter um CD/DVD ou CAIXA.

    Faço parte da geração caixinha e quando compro alguma algo gosto de ver o que eu comprei, mesmo que fique apenas pegando pó em uma prateleira.

    Acho que compra de software online é interessante, mas ninguém tira o prazer de poder tirar o plástico da caixa, examinar detalhadamente tudo que vem dentro e sentir aquele cheiro de novo.

    Parece loucura? Talvez, mas tenho certeza que muitos pensam como eu.

  • vinicius 03/09/2009, 13:09

    concordo plenamente!!, e cd’s estragam fácil… comprei um do the sims 3 original… e quebrou dps de um mês ¬¬

  • Boni 03/09/2009, 14:00

    A Faculdade em que me formei (IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Antiga CEFET SP – Antiga Federal) (Esse nome ficou grande, parabéns Governo Lula) tem a parceria com a Microsoft ( MSDNAA – MSDN Academic Alliance) e já está disponivel o Windows 7 Professional.
    Então fica a dica, quem está cursando ou terminou nos últimos 6 meses procure a sua faculdade e verifique se ela está vinculada ao programa e pegue sua cópia gratuita (e de qualquer software da Microsoft, menos o Office).
    Se a Faculdade não é associada a taxa é ridícula (R$ 1000,00 por ano para qualquer aluno e professor ter direito, fora os laboratórios e máquinas administrativas)

  • Douglas Belmonte 04/09/2009, 00:40

    Concordo com o uso das midias!

    È muito mais facil voce queimar um pen drive do que danificar um dvd, concordam?

    Afinal, gastar 800 conto num pen drive e ele queimar quando for fazer o boot é f…

  • Julio Neves 04/09/2009, 08:38

    Nagano, com todo o respeito, um sujeito que precisa de um DVD para impressionar garotas merece o que? E ainda mais do “Ruindows” !!

    Saudações,

    JN

  • Julio 04/09/2009, 12:49

    Fico só imaginando o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, tendo compatibilidade com todos os programas para Windows, ô sonho….
    hehehe
    Mas esse novo Snow Leopard tive o prazer de fazer um trabalho de video nele e fiquei impresionado como ele é rápido!
    Mas testei tambem o windows 7 poxa são siplesmente os melhores sistemas que já vi até hoje, mas como tudo na vida tem falhas vamos esperar para ver.
    (comentário editado pelo moderador)

  • Marcelo Neubert 05/09/2009, 09:17

    Hmmm, tecnicamente a versão Ultimate seria a mais alta da tabela… então… pq o logo do “Anytime Upgrade?”
    No Vista ele serve pra “upgradear” uma versão do sistema para a Ultimate (recurso que nunca vi funcionar no Brasil), sendo a Ultimate do 7 a mais alta versão.. será que agora é possivel “upgradear” uma versão inferior sem ter que reinstalar o sistema, usando apenas esta mídia?

    Bom… vamos aguardar pra ver. =D

  • Walter Mercado 06/09/2009, 12:15

    No Vista mesmo (nos territórios onde o Anytime está disponível) todos os discos incluem os arquivos para todas as versões.
    E o upgrade entre edições é feito sem reinstalação.

    Deviam oferecer o recurso no Brasil, nem que fosse só para que os usuários do Starter tenham um sistema decente.