Já viu a “cara” do Windows 7?

J

P1050842

22 de outubro ainda está razoavelmente longe e, apesar de já termos instalado o Windows 7, sem querer caiu uma cópia em DVD do disco que parece ser uma versão final do 7 Ultimate.

P1050840

O número de série está do outro lado do envelope… E, como um bom DVD de instalação da Microsoft, é cheio dos detalhes antipirataria (como o holograma lá em cima que, dependendo do ângulo de visão, mostra “Microsoft” ou “Genuine”):

P1050841

Uma questão aos leitores (e ao Nagano): mídia física ainda importa para instalar um software? Será que essa é a última versão do Windows em disco? Eu acho que seria bem mais fácil criar pen drives de instalação e vendê-los em caixinhas.

Nagano comenta: A venda do Windows ou do Office numa mídia tão cheia de firula, dentro de uma embalagem toda estilosa tem sim o seu sentido: a de convencer o consumidor de que ele está pagando um valor justo (na opinião do pessoal de Redmond) por um produto original e legalizado. Em termos práticos estamos pagando pelo direito de usar um punhado de bits que poderiam ser até baixados da web, mas você pagaria 800 paus por isso?

Pelo menos o DVD é algo palpável que você pode mostrar pros amigos, impressionar as garotas e guardar debaixo do colchão.

Eu me lembro que na  época do DOS os fabricantes adotavam outra estratégia: a de vender seus programas com uma extensa — para não dizer exagerada — documentação impressa: algo como dois ou três livros de 300 ou 500 páginas cada. A idéia era que as pessoas poderiam até copiar o software, mas xerocar os manuais poderia ser algo tão caro e trabalhoso que valeria a pena comprar outra cópia original.

Aos poucos as pessoas estão se acostumando com a idéia de comprar “bits” . Um bom exemplo é o iTunes Store da Apple.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos