ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

iTunes DJ: controle a festa pelo iPhone (e chame os amigos)

itunes-dj
Com o lançamento do novo iPod shuffle, era mais que previsível a chegada de uma nova versão do gerenciador de mídia iTunes, agora na 8.1. Fiz a atualização no Mac (a versão de PC também está disponível) e, ao ver a lista de itens que mudavam no novo iTunes, um me chamou atenção: iTunes DJ. É uma integração muito bem feita entre o aplicativo Remote, para iPhone e iPod touch, e o iTunes.

O iTunes DJ, na interface principal do programa, nada mais é do que uma lista de reprodução automática e aleatória, com controles do número de músicas que entra na playlist ou não:

ajustes-itunes-djMas o mais legal é esse item “Permitir que os convidados solicitem músicas com o aplicativo Remote para iPhone ou iPod touch“. O Remote, como o nome diz, é um controle remoto para o iTunes (já é algo bem nerd controlar as músicas do computador pelo iPhone, por sinal…). Agora, dá para chamar os amigos que vão brigar pra alternar entre suas músicas bacanas dos anos 90 e suas namoradas que querem o pop mais meloso dos anos 80 (A-ha, alguém?).

E funciona mesmo: Fiz um teste rápido com o iPod touch e as músicas apareceram instantaneamente na lista do iTunes DJ. Essa é a cara do Remote no iPod touch, já com iTunes DJ habilitado:

itunes-dj-ipod-touch

Ah, sim, a lista oficial de novidades do iTunes 8.1, segundo a Apple (observações minhas em itálico, ao lado):

O iTunes 8.1 é agora mais rápido e tem maior capacidade de resposta. Você desfrutará das evidentes melhorias ao trabalhar com bibliotecas grandes, ao navegar pela iTunes Store, ao preparar a sincronização com o iPod ou iPhone e ao otimizar fotos para a sincronização.
Além disso, o iTunes 8.1 proporciona muitos aprimoramentos e correções de erros, incluindo:

• Suporta a sincronização com o iPod shuffle (3ª geração).

• Permite que os amigos solicitem músicas ao iTunes DJ. (yay!)

• Adiciona a barra lateral Genius para seus Filmes e Programas de TV.
 (yay! yay! – mas só pra quem usa o iTunes como central de vídeos, não é meu caso)

• Melhora o desempenho ao transferir músicas do iTunes Plus.
 (hmpf, Apple, cadê a iTunes Store vendendo música no Brasil? A Nokia tá vindo aí)

• Fornece Preenchimento Automático para iPods gerenciados manualmente. (isso era algo exclusivo do iPod shuffle, agora vale para toda a família)

• Permite que os CDs sejam importados com a mesma qualidade de som do iTunes Plus.
 (compre mais HDs para guardar músicas)

• Inclui muitas melhorias de acessibilidade. (tá bom, eu acredito)

• Permite que o iTunes U e a iTunes Store sejam desativados separadamente usando os Controles Parentais. (hmpf 2, Apple, cadê a iTunes Store vendendo música no Brasil? A Nokia tá vindo aí)

Para obter informações sobre o conteúdo de segurança desta atualização, por favor, visite este site: http://support.apple.com/kb/HT1222

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin