iPhone 3G S e o mito do 09 de agosto

i

iphone3gs-voz

Tá, o iPhone 3G S sai em agosto no Brasil, isso todo mundo já sabe. Mas agora caiu uma ficha que vi na mídia por aí que me deixou curioso: um monte de gente falou que a data certa da chegada do aparelho ao país é 09 de agosto. Mmmm, não é não.

Nada como confirmar a informação com a fonte, e é simplesmente “agosto”. Alguém aí leu errado um slide durante o anúncio da Apple que falava do lançamento mundial do iPhone 3G S como “Aug’09“. Pra mim – e acredito que para a maioria dos leitores que entendem inglês – isso se lê como “Agosto de 2009” e ponto final. Mas alguém achou que era 09 de agosto e a coisa se espalhou.

Se a Apple é tão hermética pra tantas coisas, por que diabos ela daria a data do lançamento internacional de um produto, que depende de negociação com operadoras (sim, negociação, não é assim “lançou aqui lançou lá”) para chegar aqui. Agosto de 2009, pelo que vivi (e sobrevivi) na neurose do lançamento do iPhone 3G no ano passado, ainda parece uma data bastante distante no horizonte.

Até o momento, Tim, Vivo e Claro dizem não ter informação alguma sobre a chegada do novo iPhone nem do iPhone 3G de 8 GB mais barato. E, como foi em 2008, vão detalhar apenas no último minuto. Tudo é questão de “estratégia” em não falar seus planos para o futuro.

Ah, sim, a própria Apple me disse que alguns grandes veículos corrigiram a questão da data. Mas o Google News tá aí pra provar que nem todo mundo fez isso.

Em tempo: Phil Schiller, VP de marketing da Apple, falou em “This is a really fast iPhone“. Sei que ele citou o iPhone, mas não duvido os concorrentes logo criarem uma espécie de “mito do megahertz” para o mundo dos celulares e dizer que o meu é mais veloz que o seu?

Esse caso do 09 de agosto (e só falta o trágico destino tornar essa data real por conta do acaso) me lembra o lance dos “tradutores alternativos” de legendas para Lost que quase criaram um personagem novo no fim da última temporada

Em tempo 2: Algo que não falaram no keynote, e que está na página de detalhes tecnológicos do iPhone 3G S, é o fato de o novo celular vir com uma proteção contra marcas de dedos na tela. Se funcionar mesmo, vai ser a verdadeira revolução do touchscreen, ou ao menos o início do mundo do iPhone autolimpante.

iphone_touch

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos