ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

iOS 5: o que tem de novo para iPhone e iPad?

Além do Mac OS X Lion, a Apple anunciou hoje o iOS 5, nova versão do sistema operacional para iPhone, iPad e iPod touch. Vem cheia de novidades – muitas delas inspiradas no BlackBerry e no Android -, e resumimos aqui as principais, que chegam ao seu aparelho em algum momento do segundo semestre.

1) Newsstand: sabe o iBooks, que você usa (junto com o Kindle) para ler livros no seu iPad/iPhone? Ele ganhou um irmãozinho para revistas e jornais. A boa notícia aqui é que vai dar para assinar esses títulos e baixar automaticamente as novas revistas quando elas forem lançadas, sem precisar abrir um aplicativo específico, esperar um tempo e aí poder ler. As atualizações são automáticas, então se você deixar seu iPad conectado à noite, de manhã pode ler o jornal direto, sem aquele teeeempo enorme de download. Ponto para a Apple.

 

2) iMessaging: sabe o BBM que seus amigos com BlackBerry ficam trocando? Então, é a versão Apple da coisa. Se integra ao app de Mensagens do iOS e permite trocar mensagens de texto, fotos, vídeos e até mesmo informações de contato para outras pessoas/grupos em outros aparelhos com iOS 5, via 3G ou Wi-Fi. O que você envia via iPad aparece no iPhone, com tudo sincronizado automaticamente. Tem ainda um recurso para mostrar se a pessoa leu ou se a mensagem foi entregue.

3) Notification Center: no Android, você puxa a parte de cima da tela para ver as últimas notificações de sistema (agenda, reuniões, mensagens, chamadas não atendidas etc.). Toque no item desejado e vá para o aplicativo. A diferença aqui é que as notificações também aparecem na tela inicial bloqueada (E uma “dedada” na tela te leva para a central de notificações).

 

4) Reminders: um gerenciador de tarefas aprimorado que se integra ao iCal (no Mac) e Outlook (no PC). O mais legal é que o sistema te avisa baseado em tempo (como qualquer agenda eletrônica sempre fez), prioridades, prazo ou por localização (via GPS) – já pensou estar na Berrini e o iPad te lembrar de uma reunião?

 

5) integração com o Twitter nativa no sistema operacional. Tuíte de qualquer lugar – mesmo. Ponto pro Twitter, claro.

6) novo navegador Safari, com recurso Reader (que adapta sites à tela do dispositivo móvel, deixando mais fácil de ler), Reading List (salve e leia depois, adeus Instapaper!) e finalmente navegação por abas no iPad.

7) Adeus, iTunes: com sincronia sem fios, você precisa não liga mais um dispositivo iOS pela primeira vez direto a um Mac/PC. E atualizações virão pelo ar, automaticamente. (Android, em alguns fabricantes, já faz isso).

8 ) novo Mail: com novos modos de formatação de texto e recurso para arrastar endereços e criar novas mensagens.

9) nova Câmera (!): atalho pra fotografar direto da tela de bloqueio e usar o botão de volume para clicar (finalmente!). E dá para editar fotos (cortar/girar/remover olhos vermelhos) direto no app de Fotos.

Como todo upgrade de iOS, o novo sistema não vai funcionar em todos os aparelhos: roda apenas nos iPhones 3GS e 4, iPad e iPad 2 e iPod touch de terceira e quarta gerações. Sai no segundo semestre (outono do hemisfério norte), sem informações de preço ainda.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • rubens

    Esperava um sistema de notificação mais WebOS e menos Android. Parece que equilibrou os dois.
    Esse iMessaging não tem nada com o iChat no Mac OS X ou é impressão minha?

  • Esse sistema de notificações parece MIL vezes melhor que o atual! Não vejo a hora de poder atualizar o meu aifôni! ;P

  • Anônimo

    "7) Adeus, iTunes: com sincronia sem fios, você precisa não liga mais um dispositivo iOS pela primeira vez direto a um Mac/PC. E atualizações virão pelo ar, automaticamente. (Android, em alguns fabricantes, já faz isso)."

    Ganhei o ano com essa noticia, finalmente, ficar livre das amarras do iTunes, antes tarde do que nunca.

  • Pingback: Hands-on: iTunes 10.3 (iCloud para apps, músicas e livros) — ZTOP ZTOP()

  • as duas melhores noticias: acabou o itunes e notificações decentes.

    WebOs mandou lembranças.

    Pelo menos, o Jobs aceitou que o iphone estava defasado diante de outros sistemas, e embarcou algumas melhorias…

  • Pingback: iPhone 4S: Apple entra em modo de manutenção (e isso é bom)()

  • Pingback: Números enormes: 1 milhão de iPhone 4S vendidos em 24 horas()