ZTOP+ZUMO

Interruptor para vidro TOQ: ideia simples e genial

Inovação acontece, às vezes, por acaso. Como um interruptor de luz que funciona sobre uma superfície de vidro, formado por uma película de plástico e um sensor de toque, em um produto inventado lá em Portugal.

A ideia veio do Eduardo Luís, sysadmin da Castelhano & Ferreira S.A, que fez a pergunta fundamental (por que não existe isso?) e começou a pesquisar usando superfícies de contato presentes em teclados de computador. Com apoio dos chefes – a empresa projeta escritórios – e de um fabricante de eletrônicos, surgiu o TOQ.

Na definição:

Composto por uma fina película autocolante transparente colada no vidro, é o suficiente para reagir ao seu toque e dar luz ao seu ambiente.
Desta forma é possível obter o efeito de um interruptor tradicional à distância de um simples toq”

e no vídeo oficial (muitos pontos por usar Happy Mondays na trilha):

A tecnologia, que usa superfície capacitiva para responder ao toque,  já está à venda nos projetos da Castelhano & Ferreira. O Eduardo conta no seu blog pessoal como o projeto nasceu.

(dica do @gfelitti)

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Wesley 03/05/2011, 08:01

    Muito interessante. Mas se eu estivesse numa sala dessas, eu nunca ia imaginar que aquele adesivo fosse o interruptor hehehe. Provavelmente sairia dando caneladas pelo caminho mesmo.