ZTOP+ZUMO

Internet Explorer 9 beta: vale o download?

O navegador novo da Microsoft teve o beta lançado na semana passada. Mas será que é mais do mesmo ou realmente mudou alguma coisa?

Para determinar se houve efetivamente alguma mudança, usamos por quase uma semana o navegador. Como se trata de um beta, nos fixamos principalmente nas novas funcionalidades do programa.

A primeira coisa que chama a atenção é a velocidade. A mudança foi dramática. Imagine o salto que o Windows Vista deu em relação ao Windows 7. É mais ou menos essa a magnitude da melhoria de desempenho. Agora, usar o IE é tão confortável quanto usar o Chrome ou o Firefox.

Como utiliza os recursos da placa de vídeo de forma nativa, as telas rolam de forma fluida, os vídeos ficam mais leves, a experiência de uso realmente melhora.

Como voa baixo, a experiência de uso com o IE 9 é muito boa. Sites demorados, especialmente com HTML 5, rodam bem mais suave. Jogos que rodam com plugins também foram tranquilamente rodados.

A barra de endereços também ficou muito mais enxuta. Esse avanço de usabilidade é o ponto mais importante do IE 9. Há o botão de voltar, o de avançar, a barra de endereços, que funciona como a do Chrome, pois incorpora a pesquisa, o botão de compatibilidade, reload e fechar. E só. As abas ficam ao lado da barra, não ocupam lugar verticalmente, sendo especialmente interessantes quando usadas com netbooks. Já percebeu o parto que é usar o Chrome ou o Firefox em uma máquina com pouca resolução?

A grande sacada da Microsoft foi dar atenção à usabilidade ao mesmo tempo que otimizou o código do browser. Para começar, o IE 9 praticamente pega o usuário pela mão e explica o que pode ser feito. Por exemplo, se o usuário clica em uma daquelas malditas barras de anúncios, que ficam residentes no topo da página, o IE 9 avisa que esse recurso pode estar atrapalhando e se oferece para desligá-lo. Para os usuários de elite, isso é óbvio, mas para o usuário comum, que só usa IE no computador porque não sabe que tem outros navegadores, é uma benção.

Finalmente o IE tem uma tela de gerenciamento de downloads separada, como no Chrome. Era muito chato ficar procurando o que vinha pela barra do Windows.

Outra mão na roda é a possibilidade de arrastar um endereço da barra superior e deixá-lo residente na barra inferior do Windows. Se o webmaster quiser, ele pode programas atalhos específicos para o site, que aparecem quando se clica com o botão direito. É uma solução elegante para sites de uso contínuo, e muito fácil de usar. Quando o site tiver programação específica para ser integrado dessa forma, novas funções podem aparecer, como controles de vídeo ou atalhos específicos.

O IE 9 também é bem mais esperto no posicionamento da janela. Por exemplo, para trabalhar com duas janelas, lado a lado, é só arrastar uma para o canto superior esquerdo, outra para o direito e pronto, tudo fica organizado. É claro, dá para fazer isso no braço, mas o foco é o usuário  comum, que não faz ideia de tudo o que o sistema oferece.

Mas nem tudo é perfeito no IE 9. Por ser beta, ele ainda dá algumas engasgadas, especialmente em formulários e publicadores de blogs. O bacana é que, como o Chrome, ele “lembra” da página em que estava quando travou e a devolve em primeiro plano depois que se recupera.

É bom lembrar que o grande passo da Microsoft com o IE 9 é aproximar do usuário comum recursos e navegação que quem já usa o Chrome ou o Firefox já tem hoje. Em vez de estensões, que complicam a vida do cidadão comum, foi feita uma aposta em um programa modular, um faz-tudo capaz de entregar uma experiência melhor de web.

Como a maioria das pessoas não se anima de trocar de browser, é bom que o browser padrão do sistema esteja alinhado com o seu tempo. E o IE 9 alcançou os concorrentes nesse quesito, e possivelmente iniciou uma nova corrida para determinar quem vai superar os demais como browser mais rápido.

O beta do Internet Explorer 9 pode ser encontrado em http://ie.microsoft.com/testdrive/. Na página, além do beta, estão vários exemplos de como o IE 9 lida com diferentes atributos presentes na web. É claro que foi tudo escolhido a dedo para privilegiar as habilidades do IE – por exemplo, no FishIE, a diferença de performance é absurdamente alta.

A surpresa mais grata foi a possibilidade de rodar o IE9 em 64 bits. A versão do IE anterior em 64 bits era péssima. Agora, rodar em 64 bits não é mais problema.

Muito menos traumático que a primeira versão do Chrome, o IE 9 tem um tremendo potencial pela frente. Além de mostrar uma nova fase da Microsoft, que decidiu aprender com os concorrentes e dar mais ouvidos aos usuários, o navegador é efetivamente bom de usar. Talvez em uma ou duas versões o beta fique exatamente como os outros navegadores, e aí, a briga vai ser boa. Recomendado.

  • mark13 21/09/2010, 17:50

    do Windows Vista para o 7 não houve um salto de desempenho, houve sim é uma diminuição na lerdeza. IE9? No, thanks! Desde o início do ano que vou só de Chrome e para minha máquina (Pentium Dual Core, 2GB de RAM) com Ubuntu 10.04, para tudo ficar mais rápido…

    • Andre 28/09/2010, 14:18

      cara, a gente não deve criticar as coisas só pelo fato de preferir plataformas free que rodam rápido, isso acaba virando ignorância, não que eu esteja dizendo isso de você, mas…
      é fato que o W7 é o melhor OS da microsoft que eu usei.
      ouvi boas críticas ao IE9, mas não cheguei a testar.

  • Imparcial 21/09/2010, 19:49

    Dizer que não houve salto de desempenho do windows vista pro 7 só pode ta de brincadeira né?
    o vista é uma jamanta, o 7 ate em maquinas modestas roda MUITO melhor. Comentario tipico de usar linux e fan boy do chorme.

    • luiz 22/09/2010, 12:56

      pelamordedeus Imparcial, se nao entendeu a piada n fala nada.
      O que ele quis dizer foi que o 7 n eh rápido, o Vista é que eh lento.
      O 7 eh um sistema tão rápido como qualquer concorrente.

  • Hitman 22/09/2010, 00:11

    Estou usando o IE9, e vejo que melhorou bastante mesmo em comparação com os anteriores. O Chrome também é um excelente navegador, mas estou testando. Quando ao comentário do amigo acima, vejo que usa Ubuntu e vem ‘reclamar’ do windows. É o mesmo que dizer: ‘Eu nao tenho grana para uma ferrari, mas particularmente acho esses carrinhos uma porcaria’… (Nao que o IE seja uma ferrari…).. Mas enfim, pelo titulo da reportagem, os comentários se prendem no IE que se superou…

  • rubens 22/09/2010, 01:08

    além da parte do vista/win7 (a melhora real foi de usabilidade, o desempenho não mudou tanto com relação ao vista sp1, mas tudo isso é discutível), a comparação do IE9 beta com o primeiro Chrome pareceu meio forçada…
    Seria o mesmo que comparar o Google com o Cuil (ou o Teoma).
    Ou algum beta do Netscape 2 ou 3 com o IE1 (cadê o meu CD do MS Plus?)…

    A parte do lado-a-lado é um resultado do aero snap do win7 com a separação de abas (que já tem no Chrome e Firefox, por exemplo), ainda que de forma mais elegante.

    E o problema dos navegadores em versão 64-bit está nos plugins.
    Por isso Chrome e Firefox nem perderam tempo com isso. (ovo e galinha? tostines?)

  • dudu guimaraens 22/09/2010, 11:41

    Jô, Uma coisinha a comentar instalei o I9 no meu netbook (Eeepc1201N, 2MB Ram e Windows 7 Home Premium 32bits) e tenho alguns problemas ao entrar nos meu Internet Banking ele simplesmente trava. Prefiro usar nestes casos o Google Chrome que funciona que é uma beleza.

    • @joauricchio 22/09/2010, 15:55

      Tem alguns sites que não entram mesmo, como mencionei no texto. Mas para um beta, sujeito a falhas, tá bacana. Tive problemas no Wordpress com ele tb. O Chrome é bom, mas as primeiras versões eram um horror, nada rodava direito.
      O IE 9 tem muito potencial. Agora, vamos ficar de olho e ver como a Microsoft corrige os bugs até ele chegar à versão final.

  • lucianosilveira 22/09/2010, 13:12

    Instalei lá em casa e a patroa reclamou, parece que não está funcionando bem no Orkut.

  • Bill 22/09/2010, 15:46

    O Adobe Flash não funciona…

  • Franklin 22/09/2010, 15:46

    IE9 é uma revolução tanto no IE quanto na Microsoft.

  • Guido Alves 22/09/2010, 16:27

    Eu particularmente gostei no primeiro dia, percebi que ele realmente é bem rápido. Mas por ser beta, esta dando muito pau ainda. Vale a pena o download, mas não dá pra usar como navegador principal.

  • Josepeh Echelon 23/09/2010, 09:36

    Eu uso windows 7 64 com IE8 e já tenho um monte de problemas para acessar algumas páginas. Tem que toda hora abrir o ou outro IE que vem junto. É o velho problema do plugin da Flash da Adobe. A tendência é tudo migrar para 64, mas tem empresas que não aceitam isso ainda.

  • Albert 23/09/2010, 13:11

    ESSE Internet Explorer 9 E UMA BOSTA, USEM O FIREFOX OU O CHROME…….

  • Numblogz 23/09/2010, 17:05

    como disse o joseph echelon lá em cima, existem problemas para acessar certas páginas, não sei se coincidência ou não, mas alguns serviços do google andam mais difíceis do que o habitual para acessar… rodo numa configuração razoável, tanto no hardware quanto na conexão e estou com uns probleminhas muito fdp…

  • Ronaldo 28/09/2010, 14:06

    Instalei o programa no meu windows vista e não funcionou corretamente, as páginas ficam em branco.

    • @hfneto 08/11/2010, 14:30

      Comigo acontece a mesma coisa, achou alguma solução?

  • leandro 12/10/2010, 20:37

    E so para dizer que tenho o IE9 no meu W7 e funciona perfeitamente bem, por ser um beta e normal que tenha algumas falhas que com o tempo irao ser corrigidas. Eu pessoalmente aconselho o seu uso nem que seja para darmos as nossas opinioes a casa mae, a microsoft. se realmente queremos um grande navegador rapido e eficiente temos que apostar no IE9.
    Ps: o Chrome e muito bom, mas eu prefiro todo o que seja original da microsoft.

  • joao claudio 30/12/2010, 10:24

    estou usando o ie9 tem uns dois meses….eu notei q depois de uma sessao de navegaçao meu gadget de desempenho da maquina acusava uso alto do processador (quadcore) mesmo sem nenhum programa aberto. entrei no gerenciador de tarefas do windows, em processos, e la estavam varios iexplorer rodando e consumindo recursos. isto tem acontecido sempre. alguem esta tendo esse mesmo tipo de problema