ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Internet Explorer 8 sai hoje

Tela inicial do IE8A Microsoft anunciou na noite de ontem a data do lançamento oficial do Internet Explorer 8, que ocorre ainda hoje a partir das 13h (horário no Brasil).

A companhia reitera o fato do IE8 ser mais seguro que outros browsers, citando um estudo feito pelo NSS Labs que indica que o navegador bloqueia de duas a quatro vezes mais sites maliciosos em comparação a outros browsers no mercado.

De acordo com a fabricante, o IE8 será lançado em 25 idiomas, incluindo português do Brasil e mais informações estarão no site oficial de downloads, em http://www.microsoft.com/ie8. O navegador será demonstrado durante a conferência MIX09, em Las Vegas, para webdesigners e desenvolvedores (e onde ontem a Microsoft anunciou o beta da plataforma Silverlight 3, concorrente do Flash).

O IE 8 promete mais segurança, novos recursos que aceleram a navegação, traz uma nova barra de endereços e opção de buscas, webslices (uma espécie de widgets) e as activities, que oferecem mais recursos aos menus contextuais.

Junto ao lançamento do IE8, a Microsoft divulga uma pesquisa feita em parceria com a National Cyber Security Alliance que mostra que 91% dos adultos nos EUA se preocupam com “ameaças online no atual clima econômico” e 78% tendem a escolher um navegador com segurança integrada – isso preocupa mais do que há dois anos (se o IE8 fizer o internauta em geral migrar do IE6 já valeu a pena, na opinião deste Zumo, que usa Firefox e Chrome).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • william

    é não vou colocar o carro na frente dos bois.. mas espero que o ie8 seja melhor que seus antecessores..mas para mim nada supera a navegação pelo mouse que tem no Opera

  • Sylvio

    Bem atrasado alias… vamos ver, quem sabe melhorou msm. Agora que perceberam que estão perdendo mercado resolveram trabalhar. Ou seja, pq nao fizeram antes, sabiam que tinha que fazer e foram adiando. Espero que apareça um sistema operacional agil, funcional, e que bata de frente com o windows, para eles enfim arrumarem essa parte tb.

  • O Internet Explorer 7 foi horrível, e o Firefox 3 foi exelente. Vamos ver como será esse novo IE. Não acho que ele irá superar o Firefox ou o Safari 4, que é uma promessa de uma navegação muito rápida, mas não custa nada testar.

  • Alvaro

    QUEM ESPERIMENTA O CHROME DA GOOGLE NUNCA MAIS LARGA. É O MEU CASO. JÁ SOFRI TANTO COM BROWSERS DA MICROSOFT, MAS AGORA JÁ TOU LIVRE. MUDEI INCLUSIVE DE EMAIL. USAVA HOTMAIL, AGORA USO GMAIL. ESTOU NAS NUVENS, ACREDITEM! CHEGA DE MS!

  • Rizzo

    Cinco minutos… cinco minutos e já deu “pau” ao acessar o Orkut. De volta ao bom e confiável Firefox. Eles não aprendem, MESMO!