ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Internet Explorer 8 Beta 1: instalado

IE8: configurações expressas do browser

A Microsoft liberou hoje para download o primeiro beta do Internet Explorer 8. O download é aconselhado apenas para desenvolvedores de sites. O software ainda está em fase de testes e não deve ser usado para uso diário – fique com seu IE7 ou Firefox de preferência enquanto não sai uma versão final.

Primeiras impressões:

Zumo no IE: a barra superior quebrou. Dá-lhe bug pra enviar pra Microsoft.1) A barra de endereços do IE8 está diferente. Sem o mouse por perto, ela destaca apenas o item principal da URL. Aproxime o mouse e ela fica inteira iluminada – como no IE7 normal.

2) Por conta do foco em desenvolvedores, a Microsoft inseriu um botão de simulação do IE7. Ao clicar nele, o programa é reiniciado. Na prática, aqui no meu IE8 com Vista não funcionou.

3) A instalação foi rápida no Windows Vista (pena que teve que reiniciar o micro) e ele importou preferências do Firefox (ou Opera) automaticamente. Até encontrou duas extensões do Firefox e perguntou se eu queria buscar online versões compatí­veis com o IE8 (não fiz isso ainda). Entretanto, todos meus feeds RSS do Firefox foram misturados com meus favoritos convencionais.

4) Duas novidades: Activities e WebSlices. Ao clicar com o botão direito do mouse em um link (ou selecionar texto), aparecem novas opções no menu contextual – são as activities. Os WebSlices são uma espécie de misto de widgets com feeds RSS de serviços online, como o Facebook e Yahoo! (ops!) – para mostrar notificações de amigos (apesar de gravar minha senha do Facebook no IE8, ele não conseguiu fazer o login do WebSlices).

5) Há controvérsias se o IE8 foi aprovado ou não no Acid Test 2, para checar compatibilidade com padrões da web. O povo do Internet Explorer Blog, da Microsoft, diz que sim. O que eu fiz no The Second Acid Test (indicado até pelo blog do IE), diz que não. E, mudança rápida de assunto, saiu um Acid Test 3, disponí­vel aqui (todo mundo foi reprovado, não se preocupe).

E uma dúvida feita nos comentários me parece (me corrijam, por favor, se estiver errado) que a opção de verificar downloads… sumiu! Já procurei em tudo que é canto e não acho.

De resto, í  primeira vista não muda muito. É software beta, então não dá para usar todo dia. Ainda tem muito que evoluir – veja a telinha do Zumo acima: a barra do UOL, que no IE7, no Firefox, no Safari e no Opera fica “colada” í  barra laranja do banner, “quebrou” no IE8 – erro claro de como o browser lida com estilos. É sinal de que a Microsoft vai ter que mexer muito ainda no Internet Explorer 8…

Mais telas do IE8 e do processo de instalação depois do clique.

PRIMEIRA TELA COM INFORMAí‡í•ES BíSICAS

Tela inicial do IE8

CONFIGURANDO O IE8

IE8: configurações expressas do browser, importando do Firefox

O IE8 encontrou duas extensões do Firefox…

 

O PROCESSO DE INSTALAí‡íƒO

IE8: bem-vindo

IE8: licença de uso

IE8: baixando updates

IE8: instalação completa, hora de reiniciar a máquina

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • O fato de a instalação trazer a opção de importar favoritos de outros browsers é sinal de que a MS reconhece que está perdendo terreno. Ou está querendo ganhar aquele dos usuários mais bem informados, que não usam IE nem a pau.

    Como as coisas mudam, não? 🙂

  • Flavio

    Acho muito boa essa notícia, tomara que melhorem muito o IE8, será necessário mesmo, e quem ganha somos nós, pois depois o pessoal da Mozilla terá que melhorar o firefox também.

  • Henrique, eu me lembro que há algum tempo, essa versão havia vazado e alguns de nós usávamos. Depois de tanto trocar de máquina ou hd, eu a perdi. Seguindo sua dica, já estou em processe de instalação, te escrevendo do Firefox, por ora.
    Mas suas primeiras impressões já valem. E muito. E parabéns pelo Zumo no UOL. É muito legal ver seu blog antenadíssimo e plugadíssimo num portal. Bjs digitais,
    Mari-Jô Zilveti
    http://nomadismocelular.wordpress.com

  • Laerte

    Gostaria de saber se mudou alguma coisa em relação aos downloads feitos pelo IE. Até o IE7 não havia opção de pausar o download reiniciá-lo depois.

  • Valter

    O firefox beta 3 continua melhor, mesmo apesar de nao aceitar ainda alguns plugins e ad-ons, mas abre muito mais rapido as paginas e é estavel, o internet 8 ainda precisa melhorar, por enquanto o firefox ganha

  • E o acid2 [1]? Não testaram?! Espero que eles melhorem mesmo o IE8, mas não por que eu queira outro browser a dupla Firefox/Opera é perfeita ao meu ver e meu browser padrão sendo o Firefox, torço para a melhora, pois com isso a internet e seus padrões agredecem.

    [1] http://www.webstandards.org/files/acid2/test.html

  • Por enquanto, Firefox na veia!

  • Jeca Spirro

    Mesmo para um beta, o programa não evoluiu nada. As novidades não são tão úteis e qual a finalidade de emular um browser igual[característica já citada em posts de blogs standardistas]? ô.o
    Que melhorem e muito o IE ou ele vai afundar ainda mais no conceito dos desenvolvedores.

  • everson

    Achei o IE8 mais rápido que 7, porém continuarei a usar o FireFox, que continua sendo melhor e mais rápido, além de ter um tamanho muito menor que IE, ainda falta muito pra Microsoft reconquistar seus usuários, eu sou um deles.

  • Pingback: rascunho » Blog Archive » links for 2008-03-06()

  • Eden Focante Teles

    As minhas primeiras impressões do ie 8 são muitos boas, como trabalho o dia inteiro com um browser, notei que ie8 está mais veloz em relação as versões antigas, bem como o sistema de tab que funciona muito bem. Faz um dois dias que não uso o Firefox.
    Uma coisa que achei interessante e poderia ter acontecido é a função para emular o ie, achei isso muito bom mais poderia ter mais opções de emulação para o ie 6 ou 5. Como trabalho com web então isso seria bem mais fácil.
    Vou continuar utilizando ele e se achar algo interessante mando um post.
    Abraços,
    Eden