Research@Intel Day: eletricidade sem fios (!)

R

Energia sem fios: o alto-falante emite sons sem estar ligado à fonte

O Research@Intel Day parece aquelas feirinhas de ciência das escolas, mas com esteróides. São vários estandes agrupados por temas (eficiência energética, corporativo, mundos imersivos, wireless etc) e alguns nerds uniformizados (e envergonhados) falando das suas pesquisas – não é só gente da Intel, alguns têm ajuda de pesquisadores de universidades dos EUA.

Tenho bastante coisa a falar sobre o evento, o que será feito aos poucos nos próximos dias neste Zumo. Mas, antes de tudo, preciso falar da coisa mais futurística-legal que eu vi: eletricidade sem fios (!).

Basicamente, são duas bobinas, uma energizada (a maior, de trás) e uma menor, com um alto-falante no meio e ligada a um iPod nano. Conforme você se aproxima (ou mexe na bobina menor), percebe que o som sai dali, sem estar ligado à fonte principal. A ideia, no futuro, é integrar esse tipo de tecnologia a paredes (para ter um home theater realmente sem fios, por exemplo), notebooks e outros dispositivos. Tudo será energizado à distância.

Por enquanto, o “wireless power” é apenas um protótipo e só funciona com o alto-falante na mesma linha reta do transmissor. Mova um pouco para a direita ou esquerda e ele pára de funcionar. Não há previsão de chegada ao mercado desse tipo de tecnologia – os pesquisadores estimam pelo menos mais cinco ou sete anos na bancada do laboratório até que a tecnologia seja aprimorada. Mas que é promissor – e legal pra burro – é, com certeza.

Veja um vídeo rápido da energia sem fios em ação:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin


RSS Podcast SEM FILTRO




+novos