Intel@Research Day: demo da tecnologia My WiFi

I

interface do my wi-fi

A tecnologia My WiFi, mostrada pela primeira vez pela Intel em janeiro na CES, promete integrar eletrônicos de consumo aos computadores em uma rede pessoal sem dificuldades de configuração. Nada que Bluetooth (ou o tão prometido) UWB já não façam, mas desta vez parece que é mais simples a coisa. Veja no vídeo a seguir.

Zumo: demo da tecnologia My Wi-Fi

No vídeo acima, Gary Martz, gerente da tecnologia My WiFi na Intel, mostra um notebook conectado à câmera digital, projetor e um porta-retratos digital. Conforme ele tira fotos, a câmera envia as imagens automaticamente ao PC e ao porta-retratos (veja os thumbnails surgindo no canto do telão).

O My WiFi virá integrado a uma próxima geração de PCs e notebooks e, basicamente, divide o sinal de rádio do transmissor de um Centrino 2, por exemplo, em duas partes: uma que se conecta ao ponto de acesso wireless (a/b ou g) – nada muda aqui – e um segundo “virtual” que conecta os demais dispositivos, criando uma rede pessoal.

Por que isso é legal? Basicamente, porque um monte de gadgets hoje têm wi-fi integrado: ipods, projetores, zunes, impressoras, porta-retratos digitais, celulares e por aí vai, cada vez consumindo menos energia dos equipamentos. A ideia é cortar cabos, ampliar o desempenho da rede sem fios e, por que não, compartilhar sua internet (como um notebook conectado à rede de um hotel que divide o sinal com um iPod touch). Veja a lista do que já está disponível/compatível com o My WiFi:

Lista de dispositivos compatíveis com My Wi-Fi

Claro que nem tudo é perfeito: o My WiFi hoje só funciona com Windows (e a versão 7 já será compatível) e, óbvio, os PCs precisam estar prontos. Apesar do desenvolvimento e a existência de eletrônicos compatíveis, enquanto os PCs não estiverem o My WiFi deve demorar a “pegar”. De qualquer modo, parece bastante promissor e, principalmente, fácil de usar. Veremos isso até o final do ano, ou quem, sabe, em 2010.

Zumo participa do Research Day a convite da Intel.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos