ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel@Research Day: demo da tecnologia My WiFi

interface do my wi-fi

A tecnologia My WiFi, mostrada pela primeira vez pela Intel em janeiro na CES, promete integrar eletrônicos de consumo aos computadores em uma rede pessoal sem dificuldades de configuração. Nada que Bluetooth (ou o tão prometido) UWB já não façam, mas desta vez parece que é mais simples a coisa. Veja no vídeo a seguir.

Zumo: demo da tecnologia My Wi-Fi

No vídeo acima, Gary Martz, gerente da tecnologia My WiFi na Intel, mostra um notebook conectado à câmera digital, projetor e um porta-retratos digital. Conforme ele tira fotos, a câmera envia as imagens automaticamente ao PC e ao porta-retratos (veja os thumbnails surgindo no canto do telão).

O My WiFi virá integrado a uma próxima geração de PCs e notebooks e, basicamente, divide o sinal de rádio do transmissor de um Centrino 2, por exemplo, em duas partes: uma que se conecta ao ponto de acesso wireless (a/b ou g) – nada muda aqui – e um segundo “virtual” que conecta os demais dispositivos, criando uma rede pessoal.

Por que isso é legal? Basicamente, porque um monte de gadgets hoje têm wi-fi integrado: ipods, projetores, zunes, impressoras, porta-retratos digitais, celulares e por aí vai, cada vez consumindo menos energia dos equipamentos. A ideia é cortar cabos, ampliar o desempenho da rede sem fios e, por que não, compartilhar sua internet (como um notebook conectado à rede de um hotel que divide o sinal com um iPod touch). Veja a lista do que já está disponível/compatível com o My WiFi:

Lista de dispositivos compatíveis com My Wi-Fi

Claro que nem tudo é perfeito: o My WiFi hoje só funciona com Windows (e a versão 7 já será compatível) e, óbvio, os PCs precisam estar prontos. Apesar do desenvolvimento e a existência de eletrônicos compatíveis, enquanto os PCs não estiverem o My WiFi deve demorar a “pegar”. De qualquer modo, parece bastante promissor e, principalmente, fácil de usar. Veremos isso até o final do ano, ou quem, sabe, em 2010.

Zumo participa do Research Day a convite da Intel.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Paulo Jr

    tudo é bem vindo para que possa facilitar a nossa vida…

    mais agora penso.??? terei de trocar meu PC, notebook, cel (fresquinho nokia 5800.. rsrs), Palm ou router wireless… para desfrutar dessa facilidade???

    haja salario.. srrsrs

    abraçoss

    • @paulo acho que só de notebook, o resto será compatível automaticamente, pelo que entendi 😉

  • Paulo Jr

    @Henrrique… já ajuda… se bem que ate essa nova teconologia emplacar, já vai ter chego a hora de trocar mesmo.. ou antes, caso seja muiiito tempo.

  • será que é possível usar a mesma placa wi-fi para dividir a banda (e criar a outra rede virtual)?

    Se isso for possível no win7, não será preciso comprar outro notebook.

    Mas essas tecnologias sem fio são irritantes:
    a) infravermelho é direcional e lentro
    b) bluetooth precisa de autenticação e autorização a cada envio
    c) wi-fi ainda é o mais simples (em relação aos anteriores), mas é muito dificil do leigo configurar!

    Ainda mais uma conexão ad-hoc entre dispositivos (haja aula de protocolo IP)

  • lucas jardim

    Eu tava pensando nisso tb… será que os os dispositivos vão poder se comunicar simultaneamente, formando uma rede, como um AP ou vai ser em ad hoc , com comunicação somente entre 2 dispositivos?

  • O DDWRt, tem um recurso parecido chamado Wireless Virtual Interface, basicamente dá para pegar o seu DIR300 ou WRT54G, trocar o firmware dele, depois de instalado (versão 2.4 do DDWRT), dá para criar redes wireless Virtuais, utilizando somente um HW de rádio.

    Imagina você com sua rede sem fio com SSID publico, mas fechado só para você e outra rede com outro SSID, publico ou não, mas com regras de acesso.

    Semana passada fiz uma e esta semana outra configuração assim, funciona legal.

    Para quem quer dar uma estudada ou so passar os olhos segue os links.

    http://www.broadbandreports.com/forum/r20631519-DDWRT-Wireless-Virtual-Interface (Usuário de Forum, pedindo explicações sobre a tecnologia)

    http://www.wi-fiplanet.com/tutorials/article.php/10724_3655041_2 (Um tutorial que ensina você a configurar o serviço)

    http://www.pennock.nl/dd-wrt/Multiple_BSSIDs.html (Outro How to, que mostra com funciona e demostra em receita de bolo como fazer)

    Aqueles roteadores FON, tem este recurso, só não posso dizer a quanto tempo.

    O cara que criou e cria uns scrips para o Twitter (Daniel, acho), tem um tutorial bem feito que mostra como fazer um WVI (Wireless Virtual Interface), utiliziando o WRT54G.

    Como dica, para quem quiser experimentar o DDWRT, a dica é comprar o Dlink DIR300, ele tem um harware melhor do que os antes bons WRT54G e não fazem feio. O Ciscos/Linksys WRT54G v>5. Tem um hardware que pode acarrretar problemas para as aplicações de hoje (vide Torrents), que demandam grandes tabelas de NAT, como todo ou quase todo mundo roda um monte de aplicações em seus computadores, não é difícil fazer seu roteador pedir agua.

    O Dir 300, tá custando cerca de R$ 145,00, lá na Santa Efigênia, ali na rua Vitoria.

    [ ]´s

    Edu Lima

  • É uma boa mesmo! Coma ja disseram tudo quem para facilitar que seja bem vindo!

    Mas isso é com o tempo, nao vou trocar meus dispositivos por causa disso!

  • Sniffer

    Desculpem se é muita estultice minha pergunta, mas não seria mais ou menos como um Micorosoft Surface sem a surface? Digo, a idéia não é a mesma?
    Qualquer idéia ou tecnologia que venha a interconectar todos os nossos badulaques uns com os outros sempre será bem-vinda…

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Arandale: o irmão mais esperto do Clarkdale()