ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intelbras e CCE mostram seus netbooks

Editor’s day 2008 – Durante as primeiras apresentações do primeiro dia de atividades do Editor’s Day aqui em Trancoso, circulou na mesa dos jornalistas algumas amostras de produtos baseados no processsador Intel Atom. Enquanto a maioria se divertia com os MIDs, um netbook com cara de eee PC também passeou anomimamente entre algumas pessoas até cair na mão do nosso colega Rafael Rigues do Portal IG que foi o primeiro a perceber a novidade que tinha em mãos: o mais novo netbook a chegar ao mercado brasileiro.

Segundo post publicado em seu blog pessoal, esse portátil vem equipado com um processador Intel Atom de 1.6 GHz e 512 MB de RAM, saída para monitor externo (VGA), três portas USB e uma webcam.  O sistema operacional é uma distribuição Linux “Fenix” em português com carinha de Windows Vista. O modelo flagrado pelo Riges era da cor branca – como o mostrado nas mão de Jesus Maximoff da Intel (foto acima) – mas depois descobrimos que ele também existe na versão em preto:.

Depois notamos que outros modelos começaram a aparecer do nada, como o modelo abaixo com a marca da CCE (eita!):

Infelizmente, o modelo apresentado não estava com sua bateria instalada, de modo que não pudemos analisar as suas especificações. Obviamente, ele vem também vem equipado com um processador Atom e o que mais nos chamou a atenção é ver que o mesmo já vem com teclado ABNT com acentuação em português.

Segundo a Intel, esses lançamentos fazem parte de uma verdadeira enxurrada de lançamentos que deve acontecer nos próximos meses, com vários OEMs como MSI e ASUS trazendo seus modelos com marca própria ou de empresas locais, de big players como a Dell e quem sabe até a Lenovo. A idéia é que vários desses modelos sejam apresentados durante a próxima Futurecom no stand da Intel.

Trivia

Para quem não sabe, a Intelbras não tem nada a ver com a Intel Semicondutores do Brasil. A primeira sempre focou seus negócios na área de segurança e telecom até adquirir a Nova Computadores e entrar de cabeça no segmento de informática. Já houve no passado algumas conversas entre as duas “Intels” com relação à semelhança da marca mas atualmente elas convivem pacificamente, trabalhando juntas para colocar novos produtos no mercado. Curiosamente, a Intelbras foi fundada antes da empresa de Santa Clara, de modo que a Intel não pode fazer muito a esse respeito.

* O editor de testes do Zumo viajou para Trancoso a convite da Intel Brasil .

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.