ZTOP+ZUMO 10 anos!

Intel terá chip quad-core para portáteis

Para quem achava que o Xeon de seis núcleos (codinome Dunnington) seria o último grande lançamento da geração Penryn, a Intel surpreende novamente o mercado com a chegada do seu primeiro quad-core para portáteis.

Segundo nota publicada no Digitimes, o chip se chamará Core 2 Extreme QX9300 e funcionará a 2,53 GHz com barramento frontal de 1.066 MHz, 12 MB de cache L2 e um envelope térmico de 45 watts. Seu preço sugerido para lote de mil peças também impressiona: US$ 1.038.

A Intel não acha que esse produto irá chacoalhar o mercado de portáteis, mas acredito que ele terá um público cativo nos segmentos de workstations portáteis e notebooks para gamers e entusiastas. A previsão é que o Core 2 Extreme QX9300 chegue ao mercado no iní­cio do segundo semestre desse ano.

Fora isso, eu não ficaria surpreso se ele repetir o fenômeno dos primeiros Pentium-M, que, de tão velozes, começaram a ser instalados em placas-mãe para desktops adaptadas com resultados que atropelavam muitos Pentium 4.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.