ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel terá ecossistema completo para tablets

(Pré) IDF 2010 — Além do Sandy Bridge, outro assunto que terá destaque nessa edição de 2010 é a plataforma para tablets da Intel baseada em Meego.

Segundo Reinaldo Afondo diretor de desenvolvimento tecnológico da Intel Brasil que está aqui para o evento, a Intel já entregou para seus parceiros uma plataforma de referência para tablets, baseada tanto no Atom Pinetrail (o mesmo usado em netbooks) como o novíssimo Atom Oaktrail que seria uma variação do Moorestwon (Atom para celulares) melhor adaptado para trabalhar com dispositivos de maior porte.

Ele diz que a grande vantagem oferecida pelo Oaktrail seria suas características de baixíssimo consumo de energia, item importantíssimo em plataformas desse tipo, amplamente dominado pelos modelos baseados em ARM/RISC.

A plataforma em si é agnóstica em relação ao sistema operacional, podendo rodar de Windows XP, Windows 7 e até Android, mas para não ficar na mão de algum desenvolvedor externo, a empresa de Santa Clara investe pesado no Meego — sistema operacional baseado em Linux resultado da fusão do Moblin da Intel e do Maemo da Nokia  — e para fechar esse círculo a Intel oferecerá um grande suporte para que os desenvolvedores de software portem as suas atuais aplicações e desenvolvam novos produtos com a ajuda do Intel AppUp a loja de aplicativos para Atom.

Com isso fecha-se um ciclo que procura atender desde o fabricante de hardware que vai construir o hardware, o desenvolvedor que irá fazer os programas e até o usuário final que poderá encontrá-los em um único local.

Afonso destaca que esse suporte é algo importante para que a plataforma floresça e que com o passar do tempo permita que o usuário possa transitar com seus dados e aplicações por diversas plataformas de hardware, seja ele um smartphone, tablet, netbook, mediacenter de carro ou mesmo uma TV com Internet.

Vamos ver como isso será possivel nesses próximos dias.

A loja conceito já está montada no térreo do complexo Metreon, do outro lado do IDF:

http://www.appup.com/applications/index

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Ismael

    Interessante isso.

    Uma camada de portabilidade abstraindo o Sistema Operacional.

    Um fornecedor não deve gostar nada disso. Deve tentar criar mecanismos para evitar ser só uma opção. Se os acordos comerciais não funcionarem antes, claro.

  • Rogermusic

    Isto sim me parece algo pensado para ser um sucesso, fechando todo o processo…

  • SrNill

    Interessante, sempre tive uma idéia de SO super portavel onde rodaria os programas de uma plataforma em outra permitindo ao usuário escolha e personalização, e essa plataforma portátil é bem perto do que imaginei! lindo *-*