ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel planeja mini-tablet com Linux

Segundo estas notí­cias na ZDNet e no Engadget, a Intel está desenvolvendo um Mini-Tablet, uma espécie de “UMPC Light”, movido a um processador dual-core entre 600 e 800 MHz e com tela de 4.5 a 6 polegadas. O MID (Mobile Internet Device) não roda o XP Tablet Edition, nem o Vista (embora seja capaz disso, segundo a Intel). O sistema operacional vai ser o Linux (por enquanto, uma versão customizada da distribuição chinesa Red Flag).

O interessante são os screenshots que o Engadget publicou junto com a história. Eles mostram três versões da interface: uma muito “inspirada“, digamos, no iPhone, uma no estilo “escolha o í­cone” e uma terceira que é o Maemo, usado pela Nokia nos seus tablets 770 e N800. Maemo me parece mesmo a mais viável para um dispositivo desta categoria e tamanho. Se for verdade, ponto para a Nokia!

Update: A APC tem uma galeria com fotos do dispositivo, tiradas durante o IDF em Beijing. O sistema está usando a interface “iPhone” que comentei acima, e parece ter um conjunto bem completo de aplicativos. Também há uma foto do sistema rodando em um UMPC da ASUS (coincidentemente, tenho um desses em cima da mesa nesse exato momento).