ZTOP+ZUMO

ZTOP explica: NUC (o desktop de bolso da Intel)

O pessoal de Santa Clara coloca no mercado um novo padrão de PC ultracompacto que pretende oferecer o desempenho de um desktop de linha em um gabinete de com menos de 12 cm de lado.

Depois do Ultrabook e do All-In-One para a Família, a Intel criou uma nova plataforma batizada de Ultra Compact Form Factor (uCFF) voltada tanto para uso geral quanto aplicações dedicadas como terminal de consultas, sistemas de sinalização eletrônica, computação embarcada (embedded) e até entretenimento doméstico. O primeiro produto comercial é o NUC — diminutivo carinhoso de Next Unit of Computing.

Seria este mais um passo da Intel na direção de um mundo pós computador de mesa?

Conheci esse produto ainda na forma de protótipo (codinome “Campers Lake”) durante o último IDF 2012 em São Francisco, onde foi apresentado como o resultado de um trabalho (ou mais exatamente um desafio) realizado pelos engenheiros da casa, cujo objetivo era de criar a menor placa-mãe com chip Core ix possível, utilizando apenas a tecnologia e componentes de linha.

NUC_D33217CK_Top

NUC_D33217CK_Cooling

O resultado desse trabalho levou a criação do DC3217BY, um desktop compacto de apenas 11,6 x 3,9 x 11,2 cm (LxAxP)…

NUC_D33217BY

… que abriga uma placa-mãe Intel D33217CK equipada com um processador Core i3 3217U de terceira geração “Ivy Bridge” de 1,8 GHz e TDP de 17 watts (o mesmo usado nos Ultrabooks), chipset Intel QS77 Express, dois slots SODIMM para até 16 GB de SDRAM DDR3 de 1.066/1.333/1.600 MHz, cinco portas USB 2.0, uma HDMI, uma Thunderbolt (uia!) e dois slots PCIe mini para instalação de cartão Mobile SATA (disco SSD) e inteface Wi-Fi.

NUC_D33217CK

NUC_D33217CK2

Existe ainda um segundo modelo mais simples batizado de DC3217IYE ,cuja principal diferença é usar a placa-mãe Intel D33217GKE que não vem com Thunderbolt, mas conta com duas portas HDMI e uma porta de rede padrão Ethernet.

NUC_D33217CK_Conn

Como é comum neste tipo de produto, tanto a D33217CK quanto a DC3217IYE são vendidos na forma de barebone ou seja, um kit formado por gabinete + fonte + placa-mãe onde o usuário precisa adquirir à parte e instalar os pentes de memória, o cartão de disco SSD e a plaquinha Wi-Fi (se desejado). O processo de montagem em si é simples e rápido, mesmo para aqueles não acostumados com essa prática:

Curiosamente, durante a última CES 2013 o NUC estava sendo demonstrado no showroom da Kingston

NUC_Kingston_Demo

… onde estava equipado com 16 GB de memória Hyper X DDR3 de 1.600 MHz e um disco mSATA de 120 GB — ambos da Kingston é claro! — a tampa transparente é uma modificação feita pela empresa.

NUC_Kingston_Demo2

Segundo o gerente de tecnologia da Kingston (e nosso chapa) Louis Kaneshiro a  idéia por trás dessa demo era de mostrar como é simples montar esse desktop usando apenas dois ou três componentes adicionais e cujo desempenho final no Índice de experiência do Windows 8 ficou até acima da média do que temos visto em nossos testes.

NUC_performance

Vale a pena observar que a Intel já confirmou um modelo com Core i5 para breve e já circulam rumores na web que haverá um modelo mais em conta com chip Celeron o que — na minha opinião — faz muito sentido caso o NUC seja usado para aplicações simples como terminal de consultas, ponto de venda e similares.

Eles já estão a venda em sites como a Amazon.com por preços que variam de US$ 333 a US$ 368. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.