ZTOP+ZUMO

Intel mostra Ultrabook com Ivy Bridge e Windows 8

IDF São Paulo 2012 — Durante a palestra de Fernando Martins, chefão da Intel Brasil, sobre Ultrabooks, um especialista da empresa demonstrou um Ultrabook já equipado com processador Haswell Ivy Bridge.

ERRATA: Soubemos pela nota do Engadget que um porta voz da Intel entrou em contato com eles e afirmou que a máquina mostrada não era um sistema com Haswell e sim um equipado com Ivy Bridge. Fiquei curioso, chequei a gravação dessa apresentação e, de fato trata-se em um Core de terceira geração.

Ao contrário do Ivy Bridge que não deixa de ser uma versão de 22 nm do Sandy Bridge, o Haswell é uma microarquitetura totalmente nova que trará ainda mais recursos que o Ivy Bridge e será ainda mais eficiente em termos de consumo de energia, permitindo até um dia inteiro de trabalho (8~10 horas de uso contínuo) ou até dez dias de “stand-by conectado” isto é, apesar de estar num estado de dormência, o sistema é capaz de trocar informações na rede, como receber avisos de alerta, e-mails, atualizações de sistema e até baixar arquivos.

O equipamento apresentado é um modelo de referência equipado com uma tela touchscreen rodando Windows 8.

Segundo a empresa, a tela touchscreen é um item opcional que pode ou não ser implementado pelo fabricante. De qualquer modo, a empresa acredita que esse recurso seja mais desejado a partir da chegada do novo SO do pessoal de Redmond.

Com relação ao processador propriamente dito, a empresa diz que ainda é um pouco cedo para entrar nos detalhes da sua microarquitetura. Mas esse assunto será tratado com certeza durante o próximo IDF em São Francisco, no segundo semestre.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.