ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel e Nokia liberam MeeGo para desenvolvedores

A Intel e Nokia fizeram um grande anúncio na última quarta feira (31/03) com a liberação das dos primerios pacotes de software (kernel + blibiotecas)  para que os interessados possam começar a brincar com o novo sistema operacional MeeGo — fusão do Maemo da Nokia e do Moblin da Intel.

O objetivo dessa iniciativa de software livre é de formar e consolidar  uma base de desenvolvedores interessados em programar nesse novo ambiente operacional. Interessante notar que foram liberados versões do Moblin para netbooks e smartphones baseados no Atom e para o Nokia N900 (baseado em ARM). Isso pode ser um bom sinal para os usuários deste último já que ele acena para uma possível migração do atual Maemo para o MeeGo. A versão para netbooks também poderá ser executada à partir de um pen drive.

Observe porém, que esses pacotes não são voltados para o usuário finais e sim para desenvolvedores. Eles contém apenas elementos básicos como o Kernel, bibliotecas de softwares para serviços de comunicação, telefonia , efeitos visuais, redes sociais, gerenciamento de dados, etc.  A previsão é que a primeira distribuição do MeeGo fique pronta em Maio.

Mais informações sobre o downloads de pacotes aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.