Ficcão científica: um dia da minha vida em 2025 segundo 15 escritores brasileiros

F

Empresa premia 15 contos de ficção científica que serão publicados num livro de tiragem limitada, mas que também podem ser lidas no site da iniciativa.

A quase um ano atrás, nós noticiamos o lançamento do The Tomorrow Project Brasil cujo ponto de partida foi um concurso literário onde qualquer pessoa poderia enviar contos, ilustrações e até vídeos com o tema “Um Dia da Minha Vida em 2015“.

Tomorrow_project_brasilc

A idéia por trás dessa iniciativa é de Brian David Johson (o cara embaixo, a direita do robô Arthur), futurologista da Intel que utiliza estudos de campo, etnografia, pesquisas tecnológicas, análises de tendências e comportamento social para construir uma visão pragmática da tecnologia sobre o ponto de vista dos consumidores, sendo que uma das suas técnicas de “prever” o futuro é por meio de uma onde ele transforma escritores de ficção científica em “simuladores” ou seja — ele sugere um tema, delimita certos parâmetros (para o pessoal não viajar muito na maionese) e deixar que eles façam seu relatos, obtendo assim resultados mais efetivos e dentro do esperado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A versão nacional desse concurso aceitou participantes até maio deste ano e dos 350 trabalhos enviados apenas 15 foram escolhidos (curiosamente apenas contos) e anunciados na semana passada (9/out) num evento na FIAP. As dez melhores estórias serão publicadas pela Intel Press em uma antologia especial limitada que não será comercializada, apenas distribuída para os autores e em iniciativas de pesquisa ou educação da Intel e da FIAP.

Os dez trabalhos que farão parte desse livro são os seguintes:

  1. Minha Segunda Chance – Lauro Elme
  2. Um Dia Longo – Gerardo F. T. Sobrinho
  3. Fill – Paula Gomes
  4. Querida Eu – Isabella Verissimo
  5. A Cor dos Seus Olhos – Alexandre O. S. dos Santos
  6. Um Mundo de Cristal – Adnelson Campos
  7. Cinco Cores em Seu Cabelo – Beatriz Vanzeto
  8. Polícia do Futuro – Luciel Ribeiro
  9. Um Dia Na Minha Vida em 2025 – José Silva
  10. 2025: Uma Nova Era Para a Humanidade – Marcelo A. Gavioli

A boa notícia é que esses e os cinco contos que ficaram de fora já estarão disponíveis para leitura/download gratuito na forma de arquivos em .PDF no site da iniciativa sendo que até hoje (15/out) quatro deles já estão disponíveis:

Tomorrow_project_brasil_winners

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Durante o último IDF 2103, Brian David Johnson anunciou seu mais novo projeto que ele batizou de 21st Century Robot, um manifesto que defende a idéia de que boa parte dos robôs do futuro não serão produzidos por grandes empresas (como a MomCorp da série Futurama) e sim pelo esforço coletivo de inúmeras pessoas no melhor espírito de Open Source:

21st Century Robot

Johnson deseja criar um robô que seja fácil de ser construído e cujo know-how — o que inclui desenhos, lista de peças, circuitos, instruções de montagem e até o código fonte do seu sistema de IA — esteja disponível na Internet para que qualquer um possa baixar, modificar e até melhorar o projeto para depois compartilhar essas mudanças para a comunidade. De fato, o design (ou mais exatamente a carcaça) do robô já existe e a idéia é que ele esteja disponível para download para ser impresso em 3D:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Além disso, já foi liberado para download uma versão preliminar do livro que descreve a construção de Jimmy. Observe porém que — por enquanto — esse documento só descreve as características do robô e não como construí-lo. O que deu para entender é que a proposta neste caso, é que os interessados criem seus circuitos/mecanismos/softwares para “rechear” Jimmy e digam — por meio de contribuições para o livro — como fizeram isso.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Por Mário Nagano

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos