ZTOP+ZUMO 10 anos!

Ficcão científica: um dia da minha vida em 2025 segundo 15 escritores brasileiros

Empresa premia 15 contos de ficção científica que serão publicados num livro de tiragem limitada, mas que também podem ser lidas no site da iniciativa.

A quase um ano atrás, nós noticiamos o lançamento do The Tomorrow Project Brasil cujo ponto de partida foi um concurso literário onde qualquer pessoa poderia enviar contos, ilustrações e até vídeos com o tema “Um Dia da Minha Vida em 2015“.

Tomorrow_project_brasilc

A idéia por trás dessa iniciativa é de Brian David Johson (o cara embaixo, a direita do robô Arthur), futurologista da Intel que utiliza estudos de campo, etnografia, pesquisas tecnológicas, análises de tendências e comportamento social para construir uma visão pragmática da tecnologia sobre o ponto de vista dos consumidores, sendo que uma das suas técnicas de “prever” o futuro é por meio de uma onde ele transforma escritores de ficção científica em “simuladores” ou seja — ele sugere um tema, delimita certos parâmetros (para o pessoal não viajar muito na maionese) e deixar que eles façam seu relatos, obtendo assim resultados mais efetivos e dentro do esperado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A versão nacional desse concurso aceitou participantes até maio deste ano e dos 350 trabalhos enviados apenas 15 foram escolhidos (curiosamente apenas contos) e anunciados na semana passada (9/out) num evento na FIAP. As dez melhores estórias serão publicadas pela Intel Press em uma antologia especial limitada que não será comercializada, apenas distribuída para os autores e em iniciativas de pesquisa ou educação da Intel e da FIAP.

Os dez trabalhos que farão parte desse livro são os seguintes:

  1. Minha Segunda Chance – Lauro Elme
  2. Um Dia Longo – Gerardo F. T. Sobrinho
  3. Fill – Paula Gomes
  4. Querida Eu – Isabella Verissimo
  5. A Cor dos Seus Olhos – Alexandre O. S. dos Santos
  6. Um Mundo de Cristal – Adnelson Campos
  7. Cinco Cores em Seu Cabelo – Beatriz Vanzeto
  8. Polícia do Futuro – Luciel Ribeiro
  9. Um Dia Na Minha Vida em 2025 – José Silva
  10. 2025: Uma Nova Era Para a Humanidade – Marcelo A. Gavioli

A boa notícia é que esses e os cinco contos que ficaram de fora já estarão disponíveis para leitura/download gratuito na forma de arquivos em .PDF no site da iniciativa sendo que até hoje (15/out) quatro deles já estão disponíveis:

Tomorrow_project_brasil_winners

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Durante o último IDF 2103, Brian David Johnson anunciou seu mais novo projeto que ele batizou de 21st Century Robot, um manifesto que defende a idéia de que boa parte dos robôs do futuro não serão produzidos por grandes empresas (como a MomCorp da série Futurama) e sim pelo esforço coletivo de inúmeras pessoas no melhor espírito de Open Source:

21st Century Robot

Johnson deseja criar um robô que seja fácil de ser construído e cujo know-how — o que inclui desenhos, lista de peças, circuitos, instruções de montagem e até o código fonte do seu sistema de IA — esteja disponível na Internet para que qualquer um possa baixar, modificar e até melhorar o projeto para depois compartilhar essas mudanças para a comunidade. De fato, o design (ou mais exatamente a carcaça) do robô já existe e a idéia é que ele esteja disponível para download para ser impresso em 3D:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Além disso, já foi liberado para download uma versão preliminar do livro que descreve a construção de Jimmy. Observe porém que — por enquanto — esse documento só descreve as características do robô e não como construí-lo. O que deu para entender é que a proposta neste caso, é que os interessados criem seus circuitos/mecanismos/softwares para “rechear” Jimmy e digam — por meio de contribuições para o livro — como fizeram isso.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.