ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel Developer Forum 2012: O que esperar da edição de San Francisco?

Encerrada a IFA lá na Alemanha, chegou a vez da outra metade deste ZTOP botar o pé no avião para cobrir o Intel Developer Forum 2012, que começa na próxima semana no complexo Moscone West, em San Francisco.

Criado pela Intel em 1997, o IDF é um evento onde o pessoal de Santa Clara costuma revelar sua atual visão do mercado de computadores pessoais e de como pode contribuir para o seu progresso. De fato, muitas tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia fizeram sua primeira aparição pública em um IDF como a porta USB 2.0, a interface SATA, a porta DVI, o Wi-Fi, o Netbook, o Ultrabook e — é óbvio — todos os processadores da casa.

Mas também outras iniciativas mostradas como a próxima grande tendência de mercado também fez sua primeira aparição pública em um IDF e depois viraram fumaça, como o chip LCOS, o UMPC, a inciativa VIIV, a GPU Larrabee, o processador Timna, o Turbo Memory, as memórias RAMBUS, a linha de brinquedos Intel Play etc.

Neste ano, a Intel deve consolidar a chegada da segunda geração de Ulrabooks com processador Ivy Bridge (codinome Chief River), sua adequação para a plataforma Windows 8 e devem começar a falar mais sobre Haswell (Core ix de quarta geração) e a terceira geração de Ultrabooks codinome Shark Bay. Outro assunto que deve ter destaque é no segmento de mobilidade, com a Intel ampliando sua linhas de chips x86 para tablets e smartphones que devem fazer companhia para o Medfield apresentado durante a última CES 2012.

Estaremos lá para conferir as novidades a partir do dia 10 de setembro. Fiquem ligados.

Disclaimer: ZTOP viajou para São Francisco a convite da Intel, mas todas as opiniões e as fotos bacanas daqui são nossas. Se der vamos tirar fotos da fila da bagunça do iPhone novo, que fica no nosso caminho. 

Até hoje (09/set), tudo tranquilo:

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.