ZTOP+ZUMO

Intel Developer Forum 2011: o que esperar

Mais uma vez a metade deste ZTOP segue para cobrir o Intel Developer Forum 2011, que começa na próxima semana no complexo Moscone West, em São Francisco.

Criado pela Intel em 1997, o IDF é um evento onde o pessoal de Santa Clara costuma revelar sua atual visão do mercado de computadores pessoais e de como pode contribuir para o seu progresso. De fato, muitas tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia, como o suporte para multimidia nos PCs, a porta DVI, a rede Wi-Fi, o gabinete BTX, a porta USB 2.0/3.0, a porta Ethernet de 10 Gigabits, a Interface SATA, o barramento PCI-Express, o disco SSD, o netbook, o vPRO, etc. fizeram sua primeira aparição pública num IDF.

Em contrapartida, outras iniciativas mostradas como a próxima grande tendência de mercado também deram as caras no IDF e quebraram a cara, como o chip LCOS, o UMPC, a inciativa VIIV, a GPU Larrabee  e o processador Timna — a primeira CPU da casa com GPU e controlador de memória integrados — anunciado em 1999 e cancelado no ano seguinte. 😛

Para mim, esse IDF vai ser particularmente interessante já que a Intel deve esclarecer o mercado sobre quais os ajustes de rota que ela está tomando para fazer frente aos novos desafios, em especial nesse momento em que o PC começa a perder importância como o “centro da sua vida digital” em favor de novos formatos como tablets e smartphones.

De um certo modo, alguns sinais de fumaça já foram vistos até aqui no Brasil durante a vista de Mooly Eden no final do mês passado. Uma delas é a promoção da plataforma Ultrabook e outra é a chegada do Ivy Bridgeque era pra ser apenas uma versão de menor escala do Sandy Bridge, mas que está sendo tão modificado/melhorado que poderá se tornar um animal bem diferente do que o esperado. Tanto que alguns dizem que o calendário tiquetaqueano da Intel terá dois “tocks” seguidos.

Estaremos lá para conferir as novidades a partir do dia 13 de setembro. De fato chegaremos um pouco antes em São Francisco para acompanhar dois eventos de software da Intel que começam hoje, dia 8 de setembro.

Fiquem ligados.

Henrique comenta: Enquanto o Nagano está láaa longe, eu aqui brinco de migrar de servidor nos próximos dias – novidades boas a caminho! 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 08/09/2011, 16:26

    caramba, não deixa o servidor cair pelo caminho…

    Essa IFA vai ser interessante.

  • Adriano Lima 08/09/2011, 17:15

    Olha que engraçado, um baita evento da Intel rolando todo mundo na expectativa e a notícia que vai bombar nos posts é o medo do Henrique esquecer alguma coisa importante na hora de migrar o servidor…
    Depois do momento FUD, voltemos à programação normal.
    =)

    • henriquem 08/09/2011, 17:43

      quem tem vaultpress não tem medo!

    • dflopes 09/09/2011, 08:39

      relax, just relax… ¬¬

      Esse povo anda muito estressado com a crise mundial!
      Deve ter investido seus milhoes na bolsa!

  • Adriano Lima 08/09/2011, 17:48

    Oh yeah, live 'n learn again….
    Interessantíssimo o serviço.

  • @guidoalves 09/09/2011, 09:54

    Nossa, VIIV foi um flashback muito intenso….daquela época foi uma das plataformas que me parecia mais interessante e o logo era o mais bonito rsrsrs mas nunca decolou mesmo :p boa viagem!

    • rubens 10/09/2011, 11:53

      Digo o mesmo do BTX.
      A idéia é boa (tão boa quanto a Intel acreditava ser). Mas o fato dele ter sido engessado pelo P4 quebrou as pernas.