ZTOP+ZUMO

Intel Celeron ainda vive no ThinkPad X130e

Entre os novos Thinkpads expostos no stand da Lenovo, topei com um ThinkPad X130e, novo mini-note para uso educacional – só que em sua versão com processador Intel Celeron.

No final do ano passado, a Lenovo anunciou o novo ThinkPad X130esucessor do X120e que foi redesenhado para atender ao mercado educacioinal.

Mas ao contrário do que dizia o cartaz ao lado do produto – descrevendo-o como um sistema baseado no processador AMD Fusion…

… o modelo exposto era na verdade, baseado na plataforma Intel, só que no lugar de um Atom este veio equipado com um processador Celeron 857 de 1,2 GHz (uia!):

Segundo a Intel, trata-se de um chip dual-core (sem HT) de 32 nm com 2 MB de cache L3. Ele é baseado no atual Intel Core ix de segunda geração (Sandy Bridge) ULV com TDP de apenas 17 watts. Sua aceleradora gráfica é um  Intel HD Graphics com clock de 350 MHz ~ 1 GHz.

Seu desempenho em si não me pareceu de todo ruim para um chip de apenas 1,2 GHz…

… principalmente se comparado, por exemplo com o AMD E350 Zacate dual core de 1,6 GHz do Lenovo G475:

Para quem achava que o Celeron era uma galinha morta, seca e enterrada…

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.