ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel apresenta o Classmate PC “Tablet”

IDF Fall 2008 –  Durante o roundtable sobre as iniciativas de canais, Tom Rampone, vice-presidente do grupo de plataformas para canais da Intel, mostrou diversos lançamentos nas áreas de placas-mãe, componentes para notebooks e a mais nova versão do Classmate PC.

Assim como seus antecessores, boa parte desse produto foi desenvolvido no Brasil e que o mesmo traz novidades interessantes como funcionar como convertible – sua tela sensível ao toque rebate sobre o teclado se transformando-se num tablet, algo que já existia nos protótipos de XO do projeto OLPC.

Como era de se esperar, esse portátil já vem com processador Atom N270 de 1,6 GHz tela LCD de 9″ wide de 1.204 x 600 pixels e disco de memória flash. Quando perguntamos qual seria a designação desse produto, ao contrário de seus antecessores, a empresa evita chamar esse produto de Classmate 3.0 porque o mesmo irá conviver com o atual modelo 2.0 mostrado no último IDF em Shanghai e a designação 3.0 poderia passar a impressão de que o 2.0 estaria obsoleto o que não é verdade, já que essa versão tablet seria uma complementação dessa linha.

Segundo representantes da Intel, o modo tablet permite que os estudantes utilizem esse equipamento para desenhos, ao mesmo tempo que elimina a barreira representada pela tela que pode bloquear o contato visual entre o professor e os alunos.

A alça foi mantida e agora é de plástico rígido e que também pode funcionar como um apoio extra para usar o produto como tablet. Note o botão branco na base da tela funciona para rotacionar a imagem na tela.  Outro detalhe interessante é sua webcam que pode girar para frente, facilitando assim a captura de imagens.

As portas de E/S se concentram nas laterais do produto onde podemos ver as portas de som, duas USBs, saída de vídeo e slot para cartão SD. O detalhe em vermelho é o botão de liga/desliga.

Outro detalhe interessante é que o novo Classmate deixa de ter sua capa de couro, mas mantém as partes de cima em em baixo em cores. O modelo apresentado ainda veio com um curioso detalhe em relevo mostrando as possibilidades de customização do equipamento.

Mais detalhes serão revelados amanhã (20/08), quando haverá uma sessão específica sobre Classmate. De qualquer modo já descobrimos que o produto está programado para chegar ao mercado até o final desse ano.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.