ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel anuncia terceira geração do vPro

A Intel anunciou hoje o lançamento oficial da terceira geração da sua tecnologia vPro (codinome McCreary) para PCs de negócios e corporativos. O pacote de tecnologias é formado pelo processador  Intel Core de dois e quatro núcleos, o chipset Q45, a interface de rede Gigabit 82567LM e o gerenciador Active Management technology 5.0 que já estão implementadas nas placas-mãe Intel DQ45CB e DQ45EK.

Uma das sacadas dessa nova versão é que pela primeira vez será possível monitorar equipamentos remotos que fiquem fora da empresa. O nível de interação é tanta que um PC com essa tecnologia já instalada — no caso de alguma anormalidade e mesmo desligado — é capaz de se conectar por conta própria para a empresa à procura de suporte de TI. Fora isso, o equipamento pode se conectar periodicamente com a empresa para ajustes de manutenções de rotina.

A empresa também anunciou nova iniciativa intitulada DVC (Dynamic Virtual Client), que combina tecnologias de virtualização e acesso de aplicativos remotos baseados em servidor, que lembra vagamente o Metaframe da Citrix porém utilizando a capacidade de processamento da máquina local em vez do servidor.

O novo vPro também começa a se adequar às necessidades das pequenas empresas, de modo que o suporte remoto possa ser realizado não pela corporação e sim por empresas de manutenção contratadas para prestar esse serviço, mas ele estará disponível inicialmente nos EUA. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.