ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Intel anuncia o Centrino 2

Como previmos na semana passada (e bem antes disso aqui), a Intel anunciou oficialmente hoje a chegada da plataforma móvel Centrino 2 e Centrino 2 Vpro.

Conhecido pelo codinome Montevina, esse anúncio é formado por vários lançamentos como a chegada de cinco novos processadores móveis de 45 nm high-k/metal gate (Penryn), entre eles o impressionante Core 2 Extreme Processor de 3,06 GHz e o primeiro quad-core para portáteis – o famigerado QX9300 – cuja existência já era conhecida por este Zumo desde março desde ano. Nos próximos meses, o número de lançamentos pode chegar a 14 novas CPUs móveis.

Além disso, a empresa anuncia hoje o chipset móvel Intel 45 Express e a famí­lia de interfaces wi-fi Link 5000 (direita) compatí­vel no padrão 802.11 draft-N e que promete uma taxa de transferência de até 450 Mbps. Essa plaquinha também estará disponí­vel numa versão menor de meia-altura.

Outra novidade do Centrino 2 é que o portátil pode trabalhar – até onde entendi – com duas aceleradoras gráficas (integrado no chipset + discreto) – que podem ser chaveadas de acordo com a demanda de uso, assim seria possí­vel utilizar a solução integrada para economizar bateria e mudar para a aceleradora discreta quando a demanda for maior (por exemplo, em jogos 3D).

Com isso, a Intel também deseja tornar compatí­veis sua plataformas com novos recursos em ascensão mo mercado, como a reprodução de discos Blu-Ray e suporte para ví­deo em alta definição (full HD).  E tudo isso com uma carga de bateria. :^)

No mundo dos negócios, a plataforma Centrino Pro será substuí­da pelo Centrino 2 Vpro. Ela inclui uma nova versão da tecnologia AMT 4.0, que agora permite acesso remoto via Wi-Fi, mesmo com o computador desligado, suporte para os novos padrões WS-MAN e DASH 1.0 e um curioso sistema anti-furto que desabilita remotamente o acesso ao disco.

Os preços de lançamento desses produtos podem ser encontrados aqui.

A empresa de Santa Clara espera nada mais nada menos que 250 novos equipamentos baseados no Centrino 2 chegem ao mercado nos próximos meses. Aqui no Brasil, a Sony já anunciou para hoje o lançamento de seus primeiros notebooks baseado na nova plataforma, entre eles, provavelmente o VAIO VGN-FW198UH (imagem abaixo):

O Zumo estará por lá para conferir a novidade.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.